20.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Prefeitura de Caarapó libera salários de maio

2015-05-28 13:07:00

Compromisso assumido, compromisso cumprido. A frase reflete a determinação do prefeito de Caarapó, Mário Valério (PR), que se comprometeu no início deste mês a antecipar o pagamento dos servidores municipais referente a maio. E mais: assumiu o compromisso de pagar de uma só vez os valores referentes ao reajuste salarial recentemente aprovado pela Câmara de Vereadores, decorrente de projeto de lei enviado pelo Poder Executivo.

Os valores que estão sendo liberados entre hoje (quinta, 28) e amanhã já vêm com os aumentos de 8,4% para os servidores ativos e inativos da categoria do administrativoe 10,4% para o grupo do magistério.Ao todo – incluindo o pagamento da primeira quinzena de maio, liberado no meio do mês – os valores somam exatos R$ 2.836.213,67, segundo informações da Tesouraria da prefeitura.

O prefeito Mário Valério disse que a crise econômica que atinge o país traz reflexos diretos para os municípios, incluindo a política salarial em relação aos servidores. “Gostaríamos de conceder um reajuste maior, tanto para os administrativos, quanto para os professores, mas estamos impedidos pelos limites da lei, e também por conta da falta de recursos”, argumentou. O dirigente destacou ainda a “maturidade” do grupo do magistério – representado pelo sindicato da categoria – durante as negociações para o reajuste salarial da classe, que culminaram no consenso. “A Câmara de Vereadores também exerceu papel importante, defendendo um reajuste maior do que o inicialmente proposto”, observou.

Nesse aspecto, o presidente da Câmara, Luiz Macarrão (DEM), disse que, apesar de a correção ser generosa em relação aos outros anos, defendeu junto ao Poder Executivo a necessidade de corrigir a defasagem dos salários dos servidores. ”Assim, a Câmara pediu um acréscimo de 2% para cada categoria em cima da proposta do Executivo, como forma de corrigir a defasagem salarial. O prefeito, entendendo que isso era possível, dentro das possibilidades acatou a solicitação dos vereadores”, disse o presidente.

Para o prefeito Mário Valério, o pagamento dos salários dos servidores servirá para aquecer a economia local nesse momento de falta de recursos decorrente dos cortes orçamentários da União. “Salário é sagrado. E manter o pagamento em dia é prioridade. Vamos continuar a agir assim até o último dia do nosso mandato”, concluiu o prefeito Mário Valério.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete