14.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Audiência na Câmara debate Plano Municipal de Educação de Ponta Porã

2015-05-26 23:07:00

Foi realizada na tarde desta segunda-feira, dia 25 de maio, uma audiência pública na Câmara Municipal de Ponta Porã, para discutir o novo Plano Municipal de Educação. Presidiu a sessão, o presidente da Comissão de Educação, Saúde, Assistência Social e Ecológica, vereador Carlos Bordão, acompanhado do seu secretário, César Mattoso e demais vereadores. O presidente da Casa de Leis, Marcelino Nunes de Oliveira, também esteve presente no evento.

À mesa dos trabalhos estavam presentes a coordenadora geral do Fórum Municipal de Educação de Ponta Porã, a professora Ramona de Fátima Espinosa; a secretária municipal de educação, Denise de Oliveira; a presidente do Simted, professora Vitória Eufrida; e a professora Dulce Manosso.

A coordenadora geral do Fórum, Prof.ª Ramona explanou sobre o plano municipal de educação, suas características e importância para as melhorias no setor em Ponta Porã. “O plano municipal de educação deve estar alinhado ao plano nacional e ao plano estadual. O mesmo terá dez anos de duração, acompanhando o que foi decidido a nível nacional, sendo que o PNE foi aprovado em 2014, ou seja, segue atuando até 2024. É importante que o plano municipal seja sempre debatido durante esse tempo, e que haja fiscalização para ver se o que cabe ao município está sendo cumprido e o que precisa ser adaptado de acordo com a necessidade local, mas sempre tendo como base os planos nacional e estadual”, afirmou Ramona.

Segundo afirmou a coordenadora, o PME está sendo debatido e até sexta-feira, dia 29, deve estar nas mãos do Executivo e do Legislativo para ser avaliado e aprovado, sendo que o prazo para aprovação é dia 24 de julho. O presidente da comissão, vereador Carlos Bordão afirmou que “com certeza, os vereadores vão respeitar o prazo para que a lei possa ser publicada no dia 24 de julho no Diário Oficial do Município”, concluiu.

Durante a sessão, participaram diversos professores e representantes da categoria, além de alunos do curso de pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Ponta Porã, sendo que os mesmos puderam fazer uso da tribuna para questionar e fazer sugestões sobre pontos que devem ser priorizados no plano.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete