23.5 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Escola de Caarapó lança projeto de preservação ambiental

2015-05-26 09:22:00

Com o objetivo de promover cidadania e gerar consciência sobre sustentabilidade, mediante a realização de ações educativas que gerem mudança de mentalidade da comunidade em relação aos problemas ambientais, a Escola Municipal Cândido Lemes dos Santos, de Caarapó, lançou na semana passada o Projeto Cooperóleo, em evento realizado na Praça Mário Martines Ribeiro – a Praça Central da cidade.

 

O ato foi prestigiado pela vice-prefeita Marinalva de Souza Farias da Costa (DEM), que representou o prefeito Mário Valério (PR) – que estava fora da cidade cumprindo compromissos previamente agendados -, pelo vereador Beto Nakayama (PMDB), representante oficial do Poder Legislativo local, vereador Pipoca (DEM), secretária municipal de Educação e Esportes, Ieda Marran, secretários municipais, representantes de empresas parceiras do projeto, a exemplo do supervisor da Unidade da Sanesul de Caarapó, Wilson Beraldo Pereira, da gerente da Unidade Sicredi Caarapó, Audilene Recco Silva, do encarregado administrativo-financeiro da Coamo, Aderson Luis Cantéri, do diretor da escola promotora do evento, Antônio Carlos Cáceres, das coordenadoras escolares Rozangela Borges Leôncio e Seila Marin dos Santos, da coordenadora do projeto e palestrante, professora Andréia Vieira Matos, além do palestrante Edérgio Peromalle Araújo, da Sanesul, da presidente do Rotary Club, Cleci Veronezzi, comunidade escolar e convidados.

 

O projeto

 

O Projeto Cooperóleo tem como foco a coleta do óleo de cozinha usado. A coordenação do projeto orienta que o produto deve ser acondicionado em garrafas pet, devendo ser entregue na instituição de ensino, que passará a fazer a coleta quinzenalmente. O óleo coletado é vendido para uma empresa especializada. O dinheiro arrecadado será revertido em benefícios para a escola.

 

A justificativa apresentada para a implementação do Cooperóleo registra que o Brasil é um dos maiores produtores mundiais de soja e possui grandes perspectivas para a produção de outras sementes, que podem ser transformadas em óleo comestível. O óleo de cozinha, produzido a partir dessas sementes e utilizado na preparação de alguns alimentos de fritura, traz grandes benefícios à saúde humana. Entretanto, há uma crescente preocupação em relação ao meio ambiente e o aumento do uso do óleo de cozinha, frequentemente utilizado em frituras, sem falar no mal que o excesso pode causar ao organismo, também produz dano ao meio ambiente, se descartado de forma inadequada.

 

A iniciativa de instituir o Projeto Cooperóleo na Escola Municipal Cândido Lemes dos Santos, com a proposta de reaproveitamento do óleo, é uma ação educativa que visa investir numa mudança de mentalidade da comunidade em relação aos problemas ambientais, considerando que grande parte da comunidade escolar pratica um descarte inadequado do óleo de cozinha. Nesse sentido, o incentivo de coleta de óleos e gorduras de origem vegetal ou animal de uso culinário objetiva a preservação do meio ambiente, através de uma simples ação: a coleta desse produto para futura reutilização, como a fabricação do biodiesel, uma espécie de combustível menos poluente.

 

A Escola Cândido Lemes dos Santos, localizada no município de Caarapó, cuja captação da água potável é proveniente do subsolo através dos poços artesianos, fica à mercê das atitudes que sua população tem em relação ao uso e preservação dos recursos hídricos locais, visto que o descarte inadequado do óleo no meio ambiente gera contaminação e possível escassez de água a longo prazo. Assim, a proposta de coleta de óleo é uma ação educativa que visa investir numa mudança de mentalidade em relação aos problemas ambientais.

 

O projeto é desenvolvido com a parceria da prefeitura local, por meio das secretarias de Educação e Esportes, Desenvolvimento Econômico, Ação Social, empresa Ecobio´s, Sicredi, que é a cooperativa madrinha da iniciativa, Sanesul, Programa Cooper Jovem, Câmara de Vereadores local, vereador Beto Nakayama, Coamo Agroindustrial Cooperativa, Produtos Caseiros Chácara Santa Maria, Pizzaria do Orlando, Restaurante e Marmitaria Caarapó Grill, Marmitaria Sabor Mineiro, Restaurante e Pizzaria Rekantus, Rádio Nossa FM 96,7, Vânia Buffet, Pastelaria Salgados e Cia, Pastelaria K Delícia, Panificadora Bom Gosto, Rotary Club e Vanzetto Refeições.

 

Os idealizadores do projeto dizem esperar que, no transcurso das ações, estudantes e comunidade possam adotar práticas sustentáveis em relação ao meio ambiente, entendendo que sua participação cooperativa é de essencial importância no processo de construção de um mundo melhor, passando a ser multiplicadores dos conhecimentos sobre práticas sustentáveis na sua comunidade ou bairro, desencadeando a construção de uma população cooperativa que resulte em mudanças de comportamentos em relação ao meio ambiente. Para a escola, a parceria entre cooperativas, parceiros, escola e comunidade viabilizam o fortalecimento, o conhecimento e a adoção de valores cooperativistas que influenciam na função social da escola e na formação integral dos estudantes, que, através de ações coletivas, aplicarão os conhecimentos construídos em situações da vida diária, resultando também em atitudes de respeito entre gerações, à diversidade e ao meio ambiente.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete