19.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Beto Nakayama organiza palestra técnica

2015-05-25 14:48:00

Vaner Matos

Com a finalidade de passar informações à classe rural sobre a ‘Stomoxyscalcitrans’, conhecida popularmente como mosca-dos-estábulos, o vereador Roberto Nakayama (PMDB), em parceria com o Sindicato Rural mobilizou uma palestra para debater a problemática e nivelar o conhecimento a respeito desta importante praga causadora de transtornos aos animais e prejuízos aos pecuaristas.

O encontro aconteceu na quinta-feira (21), no plenário da Câmara Municipal de Caarapó, e contou com a presença do presidente do Sindicato Rural,AntonioMaran, gerente da Agrícola Nova América, SoluedeMulonTonon, representante da Usina Raízen Industrial CelismarFrancisdo da Silva, técnicos de diversas instituições e produtores de gado de corte e leite do entorno da Usina. Em parceria com aAssociação de Indústrias de Açúcar, Etanol e Bioeletricidade de Mato Grosso do Sul(Biosul), a palestra foi ministrada pelo Dr. Paulo Henrique Duarte Cançado, médico veterinário, pesquisador da Embrapa – CNPGC– Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte, Gado de CorteGado de Corte.

Cançado enfatizou que as poucas soluções devem ser compartilhadas entre usina e produtores, como exemplo os cuidados com o manejo na fertirrigação com vinhaça, evitando acúmulos de poças por um período máximo e parcelamento de aplicação, aliado à queima preventiva dos resíduos da cana. Já para os pecuaristas, os cuidados higiênicos com as instalações, beira de cochos e depósitos de adubos orgânicos como cama de frango e esterco bovino, meios de cultura para a deposição dos ovos destas moscas. Para minimizar os danos e ter eficiência no controle, as ações devem ser compartilhadas e neste sentido o diálogo entre as partes envolvidas é fundamental.

Cançado ainda explicou que o descontrole desta mosca ocorreu com a mecanização da colheita da cana-de-açúcar. “Há alguns anos não existia esse problema quando tínhamos queimadas da cana e o corte manual, com a utilização das máquinas para não agredir o meio ambiente, e com a vinhaça exposta, a mosca-dos-estábulos teve sua reprodução e infestação descontrolada, causando desequilíbrio ambiental” lembra o palestrante.

De acordo com Beto Nakayama, além de esclarecedora a palestra nos apontou medidas para minimizar os danos causados por esta mosca, em suma, ficou claro que é precisofazer um trabalho integrado, unindo as forças para resolver esse problema mais rapidamente possível. “Este foi um dos principais motivos de mobilizar entre encontro, ouvir de um pesquisador renomado, as medidas emergenciais que devemos tomar para reduzir o problema da mosca, ou pelo menos, minimizar o efeito que ela produz no gado”.

Recentemente Beto Nakayamajá havia apresentado indicação à Nova América, solicitando que elaborasse um projeto de parceria com os pecuaristas que possuem propriedades na região do entorno da Usina Raízen, no sentido de combater a proliferação da mosca dos estábulos. “No documento, a exemplo de outras regiões que passam pelo mesmo problema, pedimos que a empresa fizesse a doação do inseticida, toalhas de tecido, assistência técnica para acompanhamento e monitoramento, bem como a queima profilática dos resíduos da colheita da cana” propôs o vereador.

A indicação resultou neste encontro e o compromisso assumido pela Agrícola Nova América em fornecer o produto mosquicida e as toalhas para pulverização. “Com certeza isso já é um avanço no sentido de se controlar o ataque das moscas e consequentemente aumentar a produção e a renda dos pecuaristas, acho que todos saíram satisfeitos e esclarecidos, por isso, quero fazer meus agradecimentos aos parceiros, presidente do Sindicato Rural, gerentes das Usinas Raízen e Agrícola Nova América e aos produtoresque participaram da palestra” finalizou Beto Nakayama.

 

 

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete