23.5 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Dengue assusta população de Caarapó

2015-05-25 09:38:00

Se a população não colaborar, Caarapó poderá entrar no ranking dos municípios onde a dengue atingiu patamares de epidemia. O alerta é do secretário municipal de Saúde, Ivo Benites, que recentemente se reuniu com o prefeito Mário Valério (PR) para informar os números relativos aos casos de dengue registrados no município.

De acordo com o secretário, os índices de infestação predial do mosquito Aedes aegypti já atingiram 1,25% na cidade – os índices aceitáveis não podem ultrapassar 1%. De Janeiro até o dia 19 deste mês ocorreram 94 notificações em Caarapó, com a confirmação de 19 casos de dengue através de exames laboratoriais. Os demais casos aguardam resultados de testes. “Diante da situação, afirmamos que estamos correndo sérios riscos de ocorrência de uma epidemia de dengue em nosso município”, alerta o secretário Ivo Benites.

O secretário observa que “o mosquito já se adaptou ao frio, e as chuvas que têm caído constantemente contribuem para o aumento dos criadouros do vetor e a consequente transmissão da doença”, acrescentando ainda que “o comportamento de parte da população, que não limpa o próprio quintal, favorecendo a proliferação do mosquito da dengue, é outro fator agravante para o aumento da dengue”.

Para fazer frente à situação, o prefeito Mário Valério determinou a intensificação das ações de combate à proliferação do mosquito da dengue e da febre Chicungunya. Estão sendo contratados 30 novos agentes de controle de vetores. “Cidades vizinhas já enfrentam uma verdadeira epidemia de dengue, e temos de fazer um esforço concentrado para livrar a nossa população desse perigo iminente”, justificou o prefeito de Caarapó.

Os novos agentes contratados se juntarão à equipe permanente de combate à dengue, que tem 14 profissionais de controle de endemias. Além dos agentes, o Setor de Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde possui um veículo de apoio, motocicleta, máquinas costais para aplicação de inseticida e laboratório entomológico equipado para exames de espécies com técnico treinado para esse fim.

As ações desenvolvidas no município ocorrem de forma intersetorial e envolvem a equipe de controle de vetores, os agentes comunitários de Saúde (ACS) de todas as unidades básicas de saúde do município, Departamento Municipal de Vigilância Sanitária, Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica, Departamento Municipal de Meio Ambiente e toda a estrutura das secretarias municipais, quando requerida.

As principais atividades de combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti compreendem visitas diárias a imóveis para pesquisa larvária, orientações educativas, aplicação de larvicida e de inseticida, palestras em unidades de ensino e outros locais, recolhimentos mensal de pneus em borracharias, que são encaminhados para reciclagem, identificação de espécies no laboratório de entomologia, mutirão de limpeza e notificações para limpeza de terrenos baldios, entre outras ações.

O secretário Ivo Benites esclarece que, com o reforço da equipe de controle de endemias determinado pelo prefeito Mário Valério, será possível realizar um trabalho “mais intenso na cidade e distritos, que envolverá a execução de diversas ações, como a eliminação de criadouros do mosquito da dengue, palestras e reuniões em unidades de ensino e outros segmentos da sociedade, abordando a situação local”, pontuou.

Benites afirmou que a administração municipal garante a assistência médica, tratamentos, exames e outros procedimentos a todos os pacientes. “Além disso, vamos intensificar as abordagens sobre dengue e febre chikungunya realizadas pelos agentes e reforçar as ações de vigilância em relação às notificações, investigações e atendimentos de denúncias pertinentes a possíveis focos e outras irregularidades em imóveis”, acrescentou.

“Pedimos encarecidamente a participação da população para que contribua no sentido de tomar todos os cuidados e medidas de prevenção em relação aos seus imóveis, para que possamos interromper imediatamente o princípio de epidemia de dengue  que ocorre em nosso município, pois além de gastos elevados contamos com sérios riscos até mesmo de óbitos por dengue.  Está comprovado que somente as ações do poder público não são suficientes para evitarmos a proliferação do vetor, é necessário que cada um cuide do seu imóvel. Por isso, pedimos o empenho de todos  e lembramos que o combate à dengue é dever do poder público, mas sem o envolvimento da população, não há como evitarmos a infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre Chikungunya”, conclamou o secretário Ivo Benites.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete