13.8 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Grupo de mulheres trabalha para recuperação de nascente do Rio Laranjai

2015-05-22 10:07:00

Um grupo de mulheres que são associadas ou esposas de associados da Copasul (Cooperativa Sul Matogrossens) estão desenvolvendo um projeto de recuperação de nascentes do rio Laranjaí, em Naviraí.

Segundo a Copasul, o projeto teve início após o grupo participar de um curso de liderança feminina promovido pela cooperativa. O trabalho na nascente “Água Sumida” foi iniciado em julho de 2014, com o plantio de árvores, execução de serviços de curva de nível e outras ações para evitar a erosão.

Conforme a instituição, com os bons resultados alcançados, o grupo atua na manutenção da área e pretende utilizar a experiência desta iniciativa piloto em outras nascentes na região, mobilizando produtores e a comunidade.

Na noite de terça-feira, dia 19, foi realizada no anfiteatro da Copasul a palestra “Como legalizar e proteger as nascentes das propriedades”. Mais de cem pessoas estiveram presentes e puderam acompanhar a experiência de recuperação de umas das nascentes do rio Laranjaí, além do lançamento de uma cartilha orientativa.

A palestra, que integra as ações do Dia C de Cooperar 2015, foi conduzida pelo geógrafo João do Carmo Neves (professor Chocolate) e foi iniciativa de um grupo de mulheres que está desenvolvendo o projeto “Um modelo de preservação de nascente – Água Sumida”.

Durante a palestra foi compartilhada a experiência do projeto-piloto de recuperação de nascentes de um dos afluentes do Rio Laranjaí, único rio que percorre todo o município de Naviraí. O projeto foi desenvolvido na Fazenda Três Irmãos, que abriga 12 nascentes. Desde junho de 2014 o grupo atua no local.
“Ficamos muito felizes com a presença de todos na palestra. Agrademos a Copasul pela oportunidade e ao Senhor Julio, da Fazenda Três Irmãos que nos abriu as portas para que esse projeto acontecesse. Lembrando que essa cartilha é apenas um ponta pé inicial de um trabalho ousado e um projeto ambicioso. Esperamos em breve ver todo o rio Laranjaí e seus afluentes recuperados e preservados. O nosso grupo se coloca a disposição de quem tiver interesse em conhecer melhor o projeto”. Disseram as integrantes do grupo, Izaura Mitie Kamitani, Karen Tie Yoneda Zanin, Lucia Tereza Vieira de Medeiros, Maria Bazotti, Rizonalda Mello e Rosimeire Aparecida Silva.

A iniciativa do grupo repercutiu de uma maneira muito positiva entre os participantes da palestra. “Achei muito interessante, é um projeto pioneiro para Naviraí. A cartilha também é muito clara e com uma linguagem simples. É importante uma conscientização agora, para evitarmos o que está acontecendo em cidades maiores”, comentou Claudecir Faustino. “A palestra despertou em nós um sentimento de reflexão, precisamos envolver cada vez mais a comunidade em discussões como essa”, disse Fábio Correa Santos, também participante da palestra. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete