15.1 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Prefeitos de Mundo Novo MS, Guaíra PR e Salto Paraguai reivindicam o fortalecimento da fronteira a embaixador

2015-05-21 23:31:00

Os prefeitos de Mundo Novo Humberto Amaducci e de Guaira-PR Fabian Vendruscolo estiveram na última quarta-feria( 20) em Salto Del Guairá participando na Câmara de Vereadores, juntamente com intendente( prefeito) do Salto Eduardo Paniagua Duarte de uma reunião com o embaixador brasileiro no Paraguai, José Eduardo Martins Felício.

Além do assunto principal que foi da possibilidade de ser prejudicado a região com a diminuição da cota de U$ 300 para U$ 150, os gestores municipais conversaram outros temas importantes para o desenvolvimento da fronteira.

Em sua fala, o embaixador destacou que é preciso um olhar especial para a fronteira, com possibilidade de planos de industrialização das mesmas. “A fronteira é a imagem do Mercosul, é aqui que ele de fato acontece. Não podemos ter na fronteira a imagem negativa que muitas vezes se destaca na imprensa. Também entendemos que não podemos depender apenas do turismo de compras, que está sempre às voltas com a possibilidade de instabilidade cambial. A questão das cotas já envolve outras questões, uma vez que o principal motivo da atual crise não é a cota em si, mas a desvalorização do real. Planos de integração e cooperação precisam ser implementados, pois sabemos bem da importância da relação comercial, agrícola, agropecuária e cultural entre Brasil e Paraguai”, disse.
O embaixador esteve acompanhado por sua equipe técnica, além de um ministro do Paraguai e autoridades aduaneiras.

O prefeito guairense Fabian destacou da importância da criação de um Consórcio Internacional que envolva as três cidades da fronteira, mencionado as cidades de Barracão/PR e Dionísio Cerqueira SC e Bernardo de Irigoyen, Argentina, em desenvolvimento social e economicamente. 

Já para o prefeito mundonovense Humberto o empreendedorismo potencializa gradativamente na região quanto na industrialização e comercialização com advento do freeshope-e, a, agricultura, piscicultura e pecaria mais forte com a implantação da ferrovia e a exploração da hidrovia-, via Rio Paraná. 

O intendente (prefeito) de Salto, Eduardo Paniagua Duarte lembrou que além do dólar alto, o comércio pode se ver prejudicado pela diminuição da cota.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete