31.5 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

‘‘Projeto Cooperóleo’’ será lançado amanhã na praça central Caarapó

2015-05-21 08:04:00

Com o objetivo de formar cidadãos capazes de mudar suas atitudes frente a problemática ambiental vivida no atual planeta, a prefeitura de Caarapó, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Departamento de Meio Ambiente e da Escola Municipal Cândido Lemes dos Santos, lançará nesta quinta-feira (21), o Projeto Cooperóleo. O evento acontecerá na praça central Mário Martines Ribeiro, a partir das 8h.



Conforme a coordenadora do projeto, a professora Andréia Silva Matos, a partir das 10h serão doadas na Praça Central mudas de árvores como Oiti e Ipê.



O lema do projeto é “Pequenas atitudes, grandes resultados: O meio ambiente agradece”



“Dados levantados por uma pesquisa na comunidade escolar mostraram que grande parte das pessoas deposita o óleo de cozinha já usado no solo ou no ralo da pia. Pesquisasdemonstram que o óleo usado quando jogado ao solo pode causar impermeabilização impedindo que as águas das chuvas penetrem no lençol freático. E se jogado no ralo da pia, além de entupir encanamentos podem chegar aos rios através das redes de esgoto poluindo milhões de litros de água. Mediante tal situação a escola convida a população de Caarapó a participar deste projeto que tem como objetivo coletar o óleo usado que será transformado em biodiesel , um combustível bem menos poluente. Pequenas atitudes como esta podem gerar grandes resultados para o meio ambiente colaborando assim para o futuro das próximas gerações”, explicou Andreia.



A coordenadora informou ainda que Já participam deste projeto com a escola, empresas e colaboradores como a ECOBIO’S, Sanesul, Sicredi, Coamo, Salgados e CIA, Rekantus, Pizzaria do Orlando, Prefeitura Caarapó, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Caarapó Grill Restaurante, Vânia Buffet, K’Delícia Salgados, vereador Beto Nakayama, Produtos Caseiros “Chácara Santa Maria”, Secretaria Ação Social, Câmara de Vereadores, Marmitaria Sabor Mineiro, Panificadora Bom Gosto, Secretaria de Educação e Esportes, Vanzetto Refeições, Programa Cooperjovem e Rádio Nossa FM 96,7.



“Colabore você também para a construção de planeta mais sustentável. Doe seu óleo usado. Para doar basta entrar em contato com a escola. Vamos até sua residência ou empresa recolher”, finalizou a coordenadora Andréia Silva Matos.



O projeto é realizado com alunos desde o pré até o 9° Ano do ensino fundamental.



O telefone da Escola Municipal Cândido Lemes dos Santos é o 3453-2623. (Com informações de Andréia Silva Matos)

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Enquete