29.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Caarapó está com alta incidência de casos suspeitos de dengue

2015-05-21 07:58:00

Foi divulgado nessa quarta-feira (20), pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES), o boletim epidemiológico de dengue em todo o Estado, equivalente a ultima semana.

No relatório consta que Caarapó dentre duas semanas passou de 73 para 94 casos suspeitos da doença desde o início do ano até a presente data, ou seja, passando de média incidência para alta incidência dos casos notificados. 



De acordo com o site da SES, a taxa de incidência é calculada com os números absolutos de casos suspeitos divididos pela população residente de cada município vezes 100.000 habitantes. Assim, os municípios são classificados como de baixa incidência abaixo de 100 casos por 100.000 habitantes, moderada de 100 a 300 casos por 100.000 habitantes e alta incidência acima de 300 casos por 100.000 habitantes. Sendo assim Caarapó aparece em 51ª lugar entre as 79 cidades do Estado, totalizando uma soma de 28,76% de casos suspeitos dentre a semana 17 e a semana 19.


 

Em entrevista a reportagem do CaarapoNews, o secretário municipal de Saúde Ivo Benites, disse que dentre os 94 casos suspeitos, 19 foram confirmados a doença até a última terça-feira (19). Segundo Benites em todos os bairros foram encontrados focos do mosquito e casos suspeitos da doença, mais os bairros com maior incidência são a vila Planalto e parte do Centro.



“Até terça-feira foram confirmados 19 casos da doença no município, mas devo dizer que de acordo com as ações que a secretária de Saúde dispõe, nós estamos atuando conforme as normas técnicas, porém boa parte da população tem que fazer sua parte”, explica Benites.



De acordo com o secretario, a secretária de Saúde do município dispõe do departamento de vetores no combate aos focos do mosquito da dengue, o Aedes aegypti. Possuindo 14 agentes de saúde, um veículo com reboque, uma moto, quatro equipamentos motorizados de aplicação de inseticida, uma sala de reunião para equipe e atividade administrativa, um deposito de armazenamento de inseticida, um laboratório entomológico, equipamentos necessários para combate aos focos do mosquito, além de visitas em clico bimestrais em toda área urbana e visitas diárias, coletas de larvas, orientações educativas, eliminação de criadouros, tratamentos com larvicidas e aplicação do veneno em torno de 300m da casa do paciente com suspeita da doença.



Ivo disse ainda que as atividades são feitas com apoio da vigilância sanitária, epidemiológica e meio ambiente. E que em Caarapó há em torno de 10.200 residências, dentre estas são realizadas visitas em 95% das casas, tendo apenas 5% com pendências, pois se encontram fechadas.



Em relação ao índice de infestação do mosquito o secretário afirma que Caarapó está com 1,25% de incidência. “Isso significa que entre 100 imóveis, 1,25% delas temos focos do mosquito. Já em relação às pessoas que adquiriram a doença, aquelas coma mais de 10 dias já estão recuperadas, pois este é o prazo que a doença permanece no organismo”, afirma Benites.



Conforme informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), o número é preocupante, uma vez que preconiza que o índice de infestação não pode ser superior a 1% e Caarapó está com 1,25% de cada 100 casas. E passando disso pode ser considerado risco de epidemia no município que tiver mais de 1%.


 

Casos de dengue na região



A cidade que mais tem casos notificados da doença é Iguatemi com 1.271 casos tendo uma população equivalente a 15.429 pessoas, com incidência de casos suspeitos de 8237,7 e a cidade que apresentou menos casos notificados foi Dois Irmãos do Buriti, dois casos com 10.793 habitantes.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete