31.5 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Dário Ramires prestigia o XIX Fórum Indígena na aldeia Te yikuê

2015-04-28 11:16:00

O vereador Dário Ramires (PR), participou das atividades realizadas pela comunidade Kaiowá-Guarani, na Reserva Te´ykuê em Caarapó, na Semana dos Povos Indígenas. O evento teve início no dia 19 de abril (Dia do Índio), e prosseguiu até o sábado (25), com a realização do XIX Fórum Indígena e a inauguração do Estádio Municipal Nãndejara Polo.
Conforme explicou o vereador que é o principal representante da comunidade indígena no município, o evento teve abertura no domingo pela manhã com a presença do presidente da Câmara de vereadores de Caarapó, Luiz Macarrão, secretário municipal de Esportes, Paulo Roberto, secretária municipal de Educação, Ieda Maria Maran e de lideranças indígenas.

Durante toda semana aconteceram disputas de provas tradicionais, como corrida, lança arco-e-flecha, pescaria, além de corrida de bicicleta e futebol. Outras atividades, como: reza, danças, corrida de cavalo, torneio de maia, cabo da paz, modalidade de equilíbrio também foram realizadas.
O parlamentar que acompanhou todas as atividades, disse que este ano o evento teve o maior público te todos os anos, tanto em competidores como torcedores. “Foi uma grande festa, e a cada ano cresce mais” disse Dário.

Com relação ao Fórum Indígena, Dário Ramires afirma que sua comunidade tem uma filosofia – “a comunidade indígena de Caarapó é forte, inteligente e capaz de lutar pela vida” e neste momento, o vereador diz que o povo indígena tem a oportunidade de discutir no Fórum os avanços e o que as metas que ainda precisam ser alcançadas.

“Durante o Fórum a comunidade elaborou uma pauta de demandas e projetos que foram entregues para cada gestor nas três esferas de Governo. A PEC 215 também foi esclarecida pelo representante distrital de Saúde, Silvio Paulo” disse.
Ainda dentro das programações, no sábado aconteceu a inauguração do Campo de Futebol, que ficou denominado, Estádio Municipal Nãndejara Polo. A obra foi viabilizada com recursos do governo federal e a contrapartida da prefeitura municipal de Caarapó.

O vento contou com a presença do deputado estadual, João Grandão, (PT), vereador Pontinha (PT), que no ato representou o deputado estadual, Pedro Kemp (PT) e o ex-deputado federal Carlos Biff (PT), “Pedrão” representando o deputado federal Zeca do PT, Gelson Faccin, delegado do MDA/ MS, presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Macarrão (DEM), capitão do Corpo de Bombeiro, José Alison Pinheiro de Souza, secretários municipais, Ivo Benites (Saúde), Zoraide Cáceres (Ação Social), Ieda Maria Maran (Educação), representante da SESAI, polo base de Caarapó, Adalberto Araújo, representante da FUNAI, Adão Candado e lideranças indígenas.

O vereador agradeceu todos os envolvidos nas atividades e parabenizou a todos pelo sucesso. “Quero agradecer e parabenizar a todos pelo excelente evento, alunos, professores, os coordenadores, tanto da escola estadual quanto municipal, os rezadores, os parceiros políticos, as empresas e a sociedade em geral que prestigiou o nosso evento. Obrigado a todos!”.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete