13.8 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Prefeito Mário Valério busca apoio para projetos de habitação popular

2015-04-17 13:48:00

O prefeito de Caarapó, Mário Valério (PR), reuniu-se na última quarta-feira (15) com a secretária de Habitação (Sehab) e diretora-presidente da Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab), engenheira Maria do Carmo Avesani. O encontro foi realizado na sede do órgão governamental, em Campo Grande.

 

A audiência teve como pauta a discussão de projetos para o setor de habitação em Caarapó. Conforme o prefeito, o município apresenta uma grande demanda na área de habitação, em razão do crescimento populacional, o que justifica uma intervenção do Poder Público no sentido de investir em moradia popular. “Por conta do crescimento da cidade de Caarapó, especialmente com a geração de empregos, muitas famílias têm se mudado para o município. Precisamos dar moradia para essa gente. Caso contrário, correremos o risco de ver proliferar a construção de casas sem condições dignas para essas famílias, especialmente na periferia”, justificou o prefeito.

 

Mário Valério solicitou à titular da Agehab estudos no sentido de destinar a Caarapó projeto habitacional de 300 unidades. “Desse total, em torno de 80 casas seriam construídas no distrito de Nova América, para atender demanda dos trabalhadores do frigorífico de frango e da usina de açúcar e álcool, além de moradores do distrito que não têm moradia própria”, observou.

 

Receptiva à demanda do dirigente caarapoense, Maria do Carmo afirmou que a Agehab vai proceder aos estudos necessários para buscar o atendimento da reivindicação de Mário Valério. Nos próximos dias, haverá contatos com o setor de habitação da prefeitura de Caarapó para a disponibilização de informações técnicas para a implementação do projeto. O objetivo é o estabelecimento de parcerias nas três esferas de governo: o município deverá entrar com os terrenos, parte da infraestrutura e cadastramento das famílias. Aos governos federal e estadual caberá a alocação de recursos financeiros.

 

A implantação de projetos de habitação popular em Caarapó justifica-se pelo crescimento populacional do município. Em 2005, a população residente era de pouco mais de 19 mil habitantes. A estimativa do IBGE para o ano passado era de 28.001 moradores, mas as autoridades locais, com base nos indicadores da saúde local, acreditam que esse número tenha tranquilamente superado a casa de 33 mil moradores. “Esse crescimento reflete diretamente nas demandas sociais, especialmente na saúde e na educação, mas também no setor de habitação”, assinala o prefeito Mário Valério. “E toda família merece um lugar para morar com dignidade”, concluiu.

 

Na mesma reunião, Mário Valério solicitou ainda a aceleração do processo para construção de unidades habitacionais na aldeia indígena Te’ýikue. O projeto está em andamento na Agehab, aguardando autorização para assinatura de contrato.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete