32.8 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Estratégia NutriSUS é lançado em Paranhos

2015-03-26 13:41:00

A Prefeitura de Paranhos, através das Secretarias municipais de Educação e de Saúde, iniciaram neste mês de março a Estratégia NutriSUS, fortificação da alimentação infantil com micronutrientes nos Centros de Educação Infantil, visando prevenir a anemia e outras doenças ocasionadas pela falta de ferro e micronutrientes na alimentação.

A ação do NutriSUS consiste na adição de um sachê contendo uma mistura de vitaminas e minerais em pó em uma das refeições oferecidas diariamente às crianças de 6 a 48 meses nas creches.

Na oportunidade estiveram reunidos para planejarem a implantação nas creches participantes do Programa Saúde na Escola – PSE, os representantes da Secretaria de Saúde e de Educação, que em regime de colaboração, organizaram um encontro com os pais dos alunos, público alvo da ação, onde abordaram os procedimentos para acompanhamento da saúde de cada criança.

Nesta reunião de planejamento se fizeram presentes a Secretária de Educação Rosimeri Valverde, a Secretária de Saúde Aline Regina, diretoras dos Centros de Educação Infantil da rede municipal de ensino Rosana Chagas, Onilda Holsback e Gileuda Moreira, as coordenadoras Liliane Dembinski, Maria Prieto e Patrícia Fernandes, os coordenadores do Programa Saúde na Escola no município, Aldori Bittencourt, Flávia Ramos e a nutricionista responsável pela alimentação escolar Carla Viana.

A Secretária de Saúde Aline Regina destacou sobre a importância de uma boa nutrição para a saúde dos pequenos, “dentre as deficiências nutricionais, a anemia é apontada como uma das determinantes que prejudicam o desenvolvimento das crianças”. Para Rosimeri, Secretária de Educação, tudo que vem para contribuir positivamente com a boa saúde das crianças é sempre bem vindo. “As crianças merecem uma atenção especial, pois é dever nosso garantir esse direito no período em que as elas estão sob nossa responsabilidade, para isso somamos esforços para potencializar o pleno desenvolvimento infantil, a prevenção e o controle das possíveis deficiências nutricionais às crianças”. Destacou Rosiméri.

A implantação da Estratégia que contou com o irrestrito apoio do prefeito Júlio Cesar de Souza (PDT) teve início no dia 10 de março de 2015, nas creches participantes do PSE (CEI Monteiro Lobato e Criança Feliz) e que também foram selecionadas pelo Ministério da Saúde. É importante ressaltar que a criança somente fará uso dos saches mediante a autorização dos pais/responsáveis.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete