22.7 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Com várias apresentações CEI’s de Paranhos lembram o dia do circo.

2015-03-20 14:33:00

Jaime Mel

As crianças dos Centros de educação infantil (CEI) Mamãe Antonia, Criança Feliz e Monteiro Lobato tiveram a oportunidade de assistirem várias apresentações feitas por professoras(es) e auxiliares de desenvolvimento infantil dos CEI’s citados acima.

 O evento ocorreu na tarde da quinta-feira (19) na quadra poliesportiva do CEI Monteiro Lobato em homenagem ao dia do circo que é comemorado no dia 27 de março, a organização do evento justificou a antecipação devido no dia 27 a maioria dos funcionários da prefeitura estará trabalhando nos bastidores do 3º “Pesq Fest”, evento já tradicional e que exige empenho de todos na realização do mesmo.

 A Secretaria de educação, professora Rosimeri Valverde, prestigiou o evento, elogiou todos que trabalharam na realização do mesmo e ressaltou a importância de destacar as datas comemorativas para as crianças.

Dia do circo

A escolha da data foi em homenagem ao palhaço Abelardo Silva, que ficou conhecido como Piolim, essa é a data de seu nascimento. Piolim era filho de circenses e cresceu no meio dessas artes, iniciando sua carreira com contorcionismos e acrobacias.  Abelardo Silva participou de vários espetáculos, mas o que lhe deu o apelido de Piolim foi o contato com artistas espanhóis, que o chamavam de barbante (piolin na língua espanhola), por ser muito magro e ter pernas compridas.

 Os circos surgiram em Roma, no século III a.C, onde aconteciam espetáculos de corridas, lutas entre gladiadores ou desses contra animais, e jogos de ginástica. O mais conhecido era o Circo Máximo, que recebia 150 mil pessoas em um único espetáculo.  Os circos sempre se utilizaram dos animais para dar mais graça às suas apresentações, porém esses eram maltratados, castigados e machucados para cumprirem suas tarefas. Hoje em dia vários circos aboliram esses costumes, pois ferem os princípios morais dos homens em respeito à natureza.

Os espetáculos dos circos modernos estão voltados para os desafios do próprio homem, a superação dos limites e outras formas de agradar o público.

Dentre os mais famosos da atualidade temos o Cirque Du Soleil, canadense, criado em 1984. Os shows promovidos são de pura arte, onde milhares de artistas de todo o mundo se apresentam juntamente com efeitos de luzes, cores e sons..

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 15 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Enquete