20.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Mário Valério mobiliza população para combater a dengue em Caarapó

2015-03-03 17:11:00

A população de Caarapó está mobilizada para combater a dengue, a febre chikungunya e a proliferação do caramujo africano. A convocação, feita pelo prefeito Mário Valério (PR), foi prontamente atendida pelos moradores da cidade, que aderiu ao mutirão de limpeza iniciado na semana passada.

Na última sexta-feira, como parte da programação da campanha de limpeza, denominada Meu bairro saudável, nossa gente feliz, foi realizada uma concentração popular no bairro Santo Antônio. Centenas de pessoas participaram do evento, que teve início às 15h e se estendeu até por volta das 22h. No local foram instalados equipamentos de parque de diversões, que fizeram a alegria das crianças. Além disso, foram distribuídos balas, doces, pipoca, leite de soja e picolés. Também foram realizadas palestras educativas sobre as doenças de verão, exibidos vídeos informativos, aferição da pressão arterial, exames de diabetes e realizados shows musicais.

O prefeito Mário Valério, que participou de todo o evento, disse que a participação da população é importante porque cada morador tem a responsabilidade de manter seu quintal limpo, livre de focos do mosquito transmissor. “Apenas com o envolvimento de cada um poderemos manter a nossa cidade livre da dengue, do perigo da febre chikungunya e do caramujo africano”, disse.

Para o mutirão de limpeza, a cidade de Caarapó foi dividida em quatro setores. No Setor 1, a prefeitura está realizando a coleta de entulhos e material inservível. A programação da prefeitura prevê a retirada do lixo até o dia 20 deste mês. No Setor 2, os moradores deverão fazer a limpeza dos terrenos e quintais até o dia 22 de março. A prefeitura fará a coleta entre os dias 23 deste mês e 13 de abril. A concentração popular do Setor2 acontecerá no dia 20 deste mês, na quadra esportiva da Escola Municipal Rui Barbosa, a partir das 15h.

No Setor 3, os moradores deverão fazer a limpeza dos quintais até 19 de abril. No último setor, os moradores deverão retirar os materiais inservíveis até 10 de maio.

Em Caarapó, o índice de infestação do Aedes aegypti estava em 1,4% no mês de fevereiro – acima do nível considerado ‘aceitável’ pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 1%. No mês passado, foram feitas duas notificações de suspeita de dengue, mas nenhum caso foi confirmado.

O mutirão de limpeza, que será estendido aos distritos de Cristalina e Nova América, tem participação de todas as secretarias municipais e apoio da Câmara de Vereadores de Caarapó. Prestigiaram o evento da última sexta-feira os vereadores Cido Santos (PR), Pipoca (DEM), Luciene Cavalheiri (PDT) e Manoelito Bagaceira (PMDB), que discursou em nome do Poder Legislativo municipal.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete