18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Câmara Municipal realizou audiência publica para prestar contas

2015-03-03 12:17:00

A Câmara Municipal de Ponta Porã realizou na noite de sexta-feira (27), no Plenário Isaac Borges Capilé a audiência pública sobre a prestação de contas do Executivo e Legislativo referente ao 3º quadrimestre de 2014. A audiência foi realizada por meio da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização presidida pelo vereador Rony Lino e composta pelos vereadores Otaviano Cardoso e Adão Pereira.

O secretário municipal de Planejamento e Finanças, Luiz Fernando Otero, iniciou apresentando dados e valores dos Balancetes Financeiros e Relatório de Gestão Fiscal (RGF) do Executivo até o período de 31 de dezembro de 2014.

De acordo com os dados houve diminuição da divida municipal e que o setor que mais recebeu recursos financeiros no ano passado foi a Secretaria Municipal de Saúde. Um dos temas detalhados pelo secretario foi a arrecadação com a cobrança da taxa para a legalização das motocicletas estrangeiras, a chamada “Lei das Motinhas”. De acordo com Otero, o Município arrecadou mais de R$ 268 mil e, segundo ele, o dinheiro foi investido na aquisição de materiais para a Guarda Municipal, especificamente para os agentes que cuidam do transito. Ele garantiu que uma parte considerável destes recursos também será investida na recuperação das vias publicas e na sinalização do transito da cidade.

Quem também prestou contas foi a diretora presidente do Previporã, Tereza Sato, que relatou a situação financeira do Instituto de Previdência Social do Município. Segundo ela, o instituto apresenta superávit em suas movimentações, ou seja, o saldo do caixa em dezembro do ano passado foi superior em R$ 11 milhões em relação ao ano anterior.

Já por parte da Câmara, a exposição referentes a situação financeira e contábil do Poder Legislativo Municipal, foi feita pelo diretor do Departamento Financeiro e Orçamentário, Marcelo Dionizio Lovera Ajala. Ele fez uma explanação sobre a movimentação financeira durante o ano de 2014, período em que o Parlamento Municipal foi presidido pelo vereador Aguinaldo Miudinho.

Um dos destaques apontados por ele foi a situação referente aos gastos com pessoal. De acordo com o diretor, o Poder Legislativo cumpriu todas as metas estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal, efetuando a justa aplicação dos recursos. Também as despesas com fornecedores e manutenção das atividades do Legislativo Municipal estiveram adequadas com o que determina a legislação brasileira.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete