32.8 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Produção de silagem teve inicio no Assentamento Nossa Sra. Auxiliadora

2015-02-26 11:12:00

Sob a coordenação e assistência técnica do Técnico Agrícola Onias Botelho, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Iguatemi, na terça-feira dia 24/02/2015, começou o processo de Silagem na Auxiliadora.

A silagem é uma alternativa importante para que o produtor alimente seu gado principalmente no período seco do ano, em que a pastagem é precária. A produção de alimento volumoso tem aumentado consideravelmente entre os pecuaristas que se dedicam ao gado leiteiro, e o milho é uma das culturas mais utilizadas, por apresentar excelente rendimento tanto na qualidade de fermentação, como na manutenção do valor nutritivo da massa ensilada.

O baixo custo operacional de produção, do cereal, também é outra vantagem além da grande aceitação do produto por parte do gado. O milho é a forragem ideal para uma boa silagem como o teor de matéria seca por ocasião da ensilagem entre 30% e 35%, mais de 3% de carboidratos solúveis na matéria original e baixa poder tampão.

De acordo com informações do Técnico Agrícola Onias Botelho, a silagem que está sendo processada inicialmente no sítio do produtor Carlinhos Magro, é resultado do milho plantado em meados de novembro, portanto 100 dias. Importante também ressaltar que a silagem pode ser utilizada já a partir do 3º dia como alimento para os animais.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete