14.9 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Prefeito de Aral Moreira se reúne com educadores e discute reajuste

2015-01-30 11:14:00

Joelso Gonçalves

O prefeito de Aral Moreira, Edson de David afirmou, na última segunda-feira (26), durante encontro com os educadores da rede municipal de ensino, realizada na sede do SIMTED (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), que aguarda a reunião da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), para discutir a questão do reajuste do piso salarial dos profissionais da educação e garantiu que, caso o município disponibilize de receita, vai cumprir o reajuste já a partir do mês de fevereiro.

O prefeito Edson de David disse que apesar do município estar entrando num ano de “recessão”, com a queda de receita do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) a administração Municipal vai cumprir o reajuste do piso, estabelecido pela Lei.

“A receita do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) referente ao mês de janeiro de 2015 é 31% menor que a de janeiro do ano passado. Apesar disso, de maneira alguma deixaremos de cumprir mais este compromisso com os profissionais do setor, pois sempre pautamos a educação como uma das prioridades da nossa administração” destacou o prefeito, assegurando que a administração Municipal está fazendo ajustes de contenção de gastos, para se adequar a nova realidade do país.

O gestor Municipal afirmou ainda que se o município disponibilizar de receita vai cumprir o reajuste do piso, já na próxima folha de pagamento. “Se houver a possibilidade e tivermos receita para isso, quero cumprir o aumento já na folha de fevereiro” garantiu o prefeito.

O prefeito Edson de David também lembrou a conversa que teve com o presidente do SIMTED, Edevagno Pereira Silva, onde o sindicalista questionou sobre a possibilidade do município não conseguir cumprir o reajuste agora no próximo mês, somente abril ou maio, se o pagamento seria retroativo. “Se o município não tiver a receita para cumprir agora em fevereiro, lá em maio muito menos. Por isso, volto a afirma se tivermos receita vamos cumprir o aumento já na folha do próximo mês”.

O prefeito Edson de David afirmou ainda que somente a folha da educação absorve mais de 50% da folha global do município, demonstrando o compromisso da administração com o setor.  “O repasse do Fundeb não cobre a folha da educação no município, sendo assim, temos que utilizar de outras receitas para cumprir a folha, o que nunca deixamos de cumprir. Isso demonstra o nosso compromisso e a nossa preocupação com a educação” concluiu o prefeito, anunciando que o pagamento do funcionalismo público já estará disponível para saque na próxima sexta, dia 30.

Inicio das aulas

Em relação ao inicio das aulas, o prefeito Edson de David disse que o município vai adotar a mesma medida estabelecida pelo governo do Estado, que deverá iniciar o ano letivo somente depois do carnaval.

“Durante o Fórum na semana passada, em Campo Grande, o governador do Estado falou dessa possibilidade de iniciar o ano letivo após o Carnaval, até mesmo como uma forma de contenção de gastos nesse inicio de ano. Então seguindo medida adotada pelo governo do Estado e acatada pela grande maioria dos municípios do Estado, também iniciaremos o ano letivo, somente no dia 19 de fevereiro, após o Carnaval” conclui o prefeito.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete