19.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Bagaceira busca informações sobre suspensão da entrega de medicamentos nos distritos

2015-01-24 08:00:00

O vereador Manoelito Felix de Oliveira, (PMDB) o “Bagaceira” se reuniu esta semana com o prefeito Mário Valério (PR) e o secretário municipal de Saúde, Ivo Benites, em busca de informações sobre suspensão do fornecimento de medicamentos nas unidades de saúde dos distritos.

 

De acordo com o vereador, nos últimos dias foi procurado por diversos moradores de Nova América e Cristalina, alegando que o município não está mais fornecendo medicamentos nas ESFs – (Estratégias de Saúde da Família) como era feito. Sensibilizado com a situação dos moradores que tem de deslocar do distrito até cidade para buscar medicamentos, o parlamentar buscou se inteirar do assunto.

 

“Várias pessoas me questionaram e expuseram a situação, por isso me reuni com o prefeito e o secretário de Saúde para saber o que está ocorrendo e tentar achar uma solução” explicou o parlamentar.

 

Durante a conversa Ivo Benites explicou que a medida de suspender o fornecimento de medicamentos das ESFs dos distritos, inclusive da sede do município é um cumprimento de uma determinação do Coren (Conselho Regional de Enfermagem) – que proíbe que o serviço de dispensação medicamentos seja feito por enfermeiros.

 

“Agora os medicamentos só serão fornecidos na farmácia do PAM, uma vez que as farmácias e drogarias, sejam elas públicas ou privadas, devem ter a presença permanente de um farmacêutico, pois são unidades de prestação de assistência farmacêutica e assistência à saúde” explicou.

 

Bagaceira disse que o prefeito Mário Valério e o secretário de Saúde se mostraram empenhados em buscar uma alternativa para resolver o problema, mas que a determinação deve ser cumprida. “Está sendo estudada uma alternativa de enviar um farmacêutico uma ou duas vezes por semana para fazer a entrega dos medicamentos nas unidades de saúde dos distritos, mas isso ainda será posto em pauta com a nossa equipe técnica para discussão” argumentou o secretário.

 

O vereador disse que os moradores reivindicaram que o motorista da ambulância poderia fazer a retirada dos medicamentos e entregar nos distritos, o que de acordo com o secretário pode ser uma segunda alternativa. “Nossa Secretaria tem interesse de resolver o impasse, vamos nos reunir com o prefeito e nossa equipe técnica para apresentar as alternativas que temos e tentar achar uma solução” esclareceu Benites.

 

Bagaceira disse que vai se reunir com a associação de moradores para repassar o resultado da reunião e aguardar que a medida paliativa seja posta em prática.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete