30.2 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

ACCGD realiza exames de próstata em Caarapó

2015-01-23 19:58:00

A Associação de Combate ao Câncer da Grande Dourados (ACCGD) realiza neste sábado (24), em Caarapó, exame de próstata através de Prova do Antígeno Prostático (PSA). A coleta de sangue será realizada no PAM, das 7 às 11h.

De acordo com o secretário municipal de Saúde de Caarapó, Ivo Benites, a ação é resultado de parceria entre a ACCGD, a Secretaria de Saúde de Caarapó, JP Mansor – Centro de Análises Clínicas e Grande FM 92,1 (Dourados). Poderão fazer o exame os homens com idade a partir de 40 anos (com histórico de câncer na família) e a partir de 45 anos (sem casos de câncer na família). Para fazer o exame, exige-se que o paciente esteja em jejum.

O exame é basicamente uma coleta de sangue. Se esse exame mostrar que a taxa de PSA está acima do normal, poderão ser recomendados outros exames: novos exames de sangue, análise e cultura de urina, exame de ultrassom ou biópsia da próstata. Uma vez identificado o problema, o paciente será encaminhado a um atendimento médico para tratamento.

O câncer de próstata pode ser curado se detectado no início. Portanto, é muito importante prevenir.

PSA

PSA é um ingrediente do sêmen produzido pela próstata. É perfeitamente normal encontrar PSA no sangue. Com a idade também aumenta a taxa de PSA no sangue. O teste de antígeno prostático mede essa quantidade e se estiver muito elevada ajudará o médico a determinar as causas desse aumento.

Próstata

Próstata é uma pequena glândula, própria do sexo masculino, que se localiza abaixo da bexiga. A uretra (canal que leva a urina para fora do corpo) passa pelo meio da próstata. A próstata é responsável pela produção de parte do sêmen, líquido que contém os espermatozoides. Normalmente, à medida que o homem envelhece, a próstata pode ser tornar maior e mais rígida, causando problemas urinários. Geralmente, o câncer de próstata só apresenta sintomas quando aumenta de volume e começa a pressionar a uretra.

Os principais indicativos de problemas na próstata são: diminuição do fluxo urinário (a urina necessita de esforço para sair), sensação de esvaziamento incompleto da bexiga após a micção, necessidade frequente de urinar (especialmente à noite), necessidade urgente de urinar, urina com dor, sangue na urina.

A ACCGD

A Associação de Combate ao Câncer da Grande Dourados é uma associação civil, sem fins econômicos, com o objetivo de construir e manter o Hospital Beneficente de Combate ao Câncer da Grande Dourados, dar assistência social aos enfermos acometidos pelo câncer, bem como realizar trabalho de prevenção da doença através de divulgação em busca do diagnóstico precoce, buscando reduzir os índices de mortalidade por câncer no Cone Sul do Estado de Mato Grosso do Sul. Tem sua sede na cidade de Dourados, mas se faz presente através de suas ações em 33 municípios cujos pacientes são atendidos em Dourados. A ACCGD foi fundada no dia 25 de abril de 2005.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete