12.2 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Cidades de MS cancelam Carnavais tradicionais por falta de dinheiro

2015-01-21 11:12:00

Fazendo malabarismos para manter o equilíbrio financeiro, prejudicado com a queda na arrecadação e a redução dos repasses federais e estaduais, diversos municípios foram obrigados a cancelar o Carnaval deste ano.



Prefeitos de todas as regiões preferiram dar prioridade a festas com maior tradição no calendário local, e dizem sofrer com o descontentamento da população.



Em um dos principais destinos turísticos do Estado, os foliões que visitarem Bonito contarão apenas com eventos particulares. De acordo com o prefeito Leonel Brito, o Leleco (PT do B), a decisão de cancelar a festa popular foi debatida com a população.

“Ouvimos vários setores, entre eles o comércio, e decidimos que não queríamos uma festa pequena. E como o cenário não é dos melhores, a ideia é não fazer o Carnaval e investir em outras áreas, como saúde e educação. Para suprir isso, vamos incentivar eventos privados”, disse.



O prefeito de Ivinhema, Éder Uilson França de Lima (PMDB), conta que gastou R$ 350 mil no Carnaval anterior, mas não tem o recurso em caixa para 2015.



Prefeito de Ivinhema disse agir com a razão e relata críticas



A crise financeira atingiu Ivinhema em cheio, obrigando a prefeitura a reduzir salários, extinguir bonificações e horas extras e fazer economias em diárias e gastos com combustíveis para manter o equilíbrio.



Lima conta que teve de “agir com a razão”. “Não teremos o nosso já tradicional Carnaval, que é um dos melhores da região. Estamos tentando colocá-lo no calendário estadual para obter recursos do governo, mas parece que nem Campo Grande vai ter ajuda neste ano. Estou apanhando muito dos jovens, pois a classe não entende e quer a festa. Mas não temos o dinheiro e seria uma irresponsabilidade gastar nessas condições”, explica.



Em Cassilândia, Marcelo Pelarin (PR) já precisou reduzir o número de cargos comissionados e suspender gratificações para equilibrar as contas. “Não fiz Réveillon e não vou fazer Carnaval enquanto não arrumar as coisas”. O mesmo acontece em Angélica, onde Luiz Antônio Milhorança (PSDB) reduziu contratos e gastos com combustíveis.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Enquete