14.9 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Naviraí controla dengue, mas alerta deve continuar

2015-01-16 16:18:00

Naviraí é uma das cidades de Mato Grosso do Sul que tem conseguido controlar a dengue. Levantamento apresentado pela gerência de Saúde do município mostra que o índice de infestação está abaixo de 2%, considerado risco médio pelo. De acordo coordenador do Setor de Controle de Vetores José Pereira da Silva, 6o relatório do LIRAa divulgado em dezembro, o município obteve apenas 232 casos, sendo confirmados apenas dez no último ano.

O baixo número de casos apresentados, segundo Pereira, se deve as ações desenvolvidas pela prefeitura no combate a dengue. Ele lembra que o dia “D” de combate, mutirão de limpeza e principalmente a colaboração da população foi essencial para conter a dengue em Naviraí. “Sem a participação da população não é possível combater a dengue, e a união de todos tem feito a diferença”, disse o coordenador do controle de vetores.

Segundo José Pereira, mesmo Naviraí sendo considerado risco médio, o alerta deve ser mantido e todos devem continuar fazendo seu papel. Ele lembra que Naviraí possuiu 23.456 imóveis para visita domiciliar pelo Controle de Vetores, deste total 19.737 visitas foram realizadas. Pereira disse que o maior problema continua sendo nas residências e os focos em terrenos baldios estão diminuindo. “Nos últimos 60 dias encontramos 10 focos em terrenos balidos e 198 em residências, ou seja, os moradores tem que atentar olhando vasos ou embalagens que acumulem água para criadouro do mosquito Aedes Aegypti”, alertou.

Outra preocupação apontada por ele é com relação a febre chikungunya, que também é provocada pelo mosquito da dengue. Segundo ele, entre quatro e oito dias após a picada do mosquito infectado, o paciente apresenta febre repentina acompanhada de dores nas articulações. Outros sintomas, como dor de cabeça, dor muscular, náusea e manchas avermelhadas na pele, fazem com que o quadro seja parecido com o da dengue. A principal diferença são as intensas dores articulares.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete