27.4 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Em Caarapó Semana da Conciliação promove acordos com a Justiça

2014-11-26 11:39:00

Com mais de quatro mil processos agendados em todo o Estado, começou na última segunda-feira (24) a Semana da conciliação, que foi criada pelo Conselho Nacional de Justiça. Em Caarapó foram agendados somente 14 processos para a semana da conciliação que encerra na sexta-feira (28).  Alguns agendados de forma on-line e outros através de requerimento por advogados.

De acordo com a juíza responsável pela 2ª Vara Civil e Criminal da Infância e Juventude, Jeane de Souza Barbosa Ximenes Escobar a semana da conciliação mobiliza todos os tribunais do país anualmente. “A semana mobiliza todos os tribunais, na qual selecionam processos nos quais há possibilidade de acordo e intima os envolvidos para tentativa de conciliação. A finalidade da mobilização é reduzir o grande número de processos que tramitam na justiça brasileira”, explica a juíza.

E desta forma a mobilização busca resolver uma parcela dos processos em andamento na justiça brasileira e, ao mesmo tempo, disseminar a cultura conciliatória como mais um meio disponível para a solução de conflitos.

Segundo a juíza os tribunais selecionam os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas no conflito. “Durante a semana serão resolvidos todos os processos onde é possível a conciliação, como processos cíveis que discutem direitos patrimoniais, execuções, pensão alimentícia, divórcio, inventário, guarda de menores, acidentes de trânsito, dívidas em bancos e financeiras”, cita.

Porém afirma que há processo que não poderão ser conciliados, como os de procedimentos criminais que são provenientes de ações penais públicas e conflitos envolvendo direitos indisponíveis (direito à vida, liberdade, dignidade).

E no final da semana os processos serão resolvidos (finalizados) somente se houver acordo com as partes envolvidas e serão encerrados durante audiência. Além disso a conciliação não precisa de advogado e só funciona quando os dois lados cedem.

Em Caarapó a semana da conciliação ocorre no Fórum, localizado rua Dom Pedro II, 1700 vila Planalto. Para mais informações os interessados devem entrar em contato através do telefone 3453-1132 ou acessar o site do conselho nacional de justiça http://www.cnj.jus.br/.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Enquete