30.2 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Escola de Caarapó premia alunos de projeto sobre agricultura sustentável

2014-11-21 09:13:00

A Escola Municipal Cândido Lemes dos Santos, de Caarapó, promoveu na última quarta-feira (19) a premiação de alunos destacados nas categorias Redação e Desenho do Projeto DuPont na Escola – Meu herói, o agricultor. O projeto – executado em parceria com as empresas DuPont do Brasil S.A. e Soyagro, que atua no ramo de venda de produtos agropecuários no município – foi desenvolvido no período de setembro a novembro deste ano.

De acordo com o diretor Antônio Carlos Cáceres, o Projeto DuPont na Escola abordou um tema central relativo ao meio ambiente e saúde do agricultor, com o objetivo de promover ações educativas para a conscientização sobre boas práticas agrícolas, levando os estudantes, filhos de agricultores, a serem multiplicadores dos conhecimentos sobre o assunto perante seus familiares e a comunidade em que vivem. A iniciativa, na visão do diretor, contribui para a promoção do crescimento sustentável da atividade agrícola, o desenvolvimento da cidadania e mentalidade de preservação do meio ambiente nos futuros agricultores e para o aprendizado da segurança e saúde do trabalhador rural. “Quase a totalidade dos nossos alunos vem da zona rural e o tema do projeto condiz com a realidade dos estudantes e seus familiares”, observou, destacando também o emprenho dos professores de 4° e 5° anos envolvidos no desenvolvimento do projeto.

Cáceres acrescenta que o projeto veio ao encontro de temas já tratados pela escola. “Abordamos cotidianamente a necessidade de preservação do meio ambiente e a conscientização que temos que ter para garantirmos a nossa saúde”, ressaltou. “O projeto foi importante porque discutiu os conhecimentos sobre boas práticas agrícolas, ou seja, quais são os cuidados que um agricultor deve ter ao plantar e principalmente ao passar veneno em sua lavoura”, sublinhou. “Muitas vezes o agricultor sabe que deve usar alguns equipamentos de proteção ao passar veneno na sua lavoura, mas não usa. E aí entra o trabalho da escola: plantar esta semente nas crianças para que elas passem a cobrar dos pais, pois o que aprendem na escola e veem isso na sua realidade e com certeza elas passam para seus pais o que foi aprendido. Com este trabalho, certamente os nossos estudantes passarão a ser multiplicadores dos conhecimentos das boas práticas agrícolas perante seus familiares e meio em que vivem”, concluiu.

Durante a execução do projeto, 68 estudantes dos 4ºs anos A e B e 5º ano A foram desafiados a elaborar textos e criar desenhos sobre o tema abordado. Foram premiados os três primeiros colocados de cada categoria, que apresentou o seguinte resultado: Redação – 1° – Gabriel Borsato, do 4º Ano A; 2 º – Luana Rodrigues Bohm, do 5º Ano A; 3 º – Felipe Antunes dos Santos, do 4º Ano B. Desenho – 1 º – Luís Fernando dos Santos Ferreira, do 5º Ano A; 2 º – João Lucas Aguayo Teixeira, do 5º Ano A; 3 º – Juliana Andrade Tomazeli, do 5º Ano A. Os vencedores foram premiados com bicicletas e tablets. A escola foi presenteada com um computador com impressora.

A Escola Cândido Lemes dos Santos tem 520 alunos da pré-escola ao 9º ano, divididos em dois turnos. No período matutino são 371 alunos e no turno vespertino, 149 alunos.

 A solenidade foi prestigiada pelo prefeito Mário Valério (PR), pela secretária municipal de Educação, Ieda Maria Marran, pelo diretor da unidade escolar, Antônio Carlos Cáceres, pela coordenadora pedagógica da escola, Rozângela Borges, pelo representante da Empresa DuPont do Brasil, Ronivaldo Teles de Menezes, e pelos representantes da Empresa Soyagro, Eduardo Shingu e Sérgio Rodrigues Lopes. A apresentação cultural do evento ficou a cargo dos alunos do Projeto Musicalizando – grupo composto por estudantes da Escola Cândido Lemes dos Santos.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete