21.8 C
Amambai
sábado, 27 de abril de 2024

Número de inadimplentes em Caarapó aumenta a cada ano

2014-11-21 07:41:00

 O número de pessoas inadimplentes no comercio de Caarapó tem aumentado a cada ano. Atualmente segundo a Associação Comercial e Empresarial de Caarapó (ACEC), cerca de 20% da população está com dividas no comercio caarapoense, tendo 7.000 pessoas endividadas.

De acordo com a encarregada da ACEC Mara Bock Martins, a inadimplência em Caarapó está muito grande e com a chegada do final de ano a tendência é aumentar ainda mais o número. “A inadimplência em Caarapó é muito grande, e aumenta a cada ano, temos hoje em média 20% da população nos órgãos de inadimplência, esses números se referem somente ao comércio caarapoense que é associado na ACEC, que trabalha com o serviço de SPC e SERASA”, explica Martins.

Mara explica ainda que o número de pessoas com dividas no comercio pode ser ainda maior, pois os dados que possuem só abrangem aos comércios filiados a ACEC e ao SPC. “Hoje, pelo tanto de pessoas que moram no município esse número de pessoas negativadas é muito alto, pois com 28 mil pessoas e destas 7 mil é inadimplente, é uma quantidade significativa”, explana Mara.

 

Segundo ela com a chegada do final de ano, as pessoas tendem a fazer mais contas no famoso ‘fiado’. “O ‘fiado’ é o grande problema, as inúmeras prestações oferecidas pelo lojista dão a impressão que fica fácil pagar, mas acumula e então vira uma bola de neve, porque a pessoa não compra só em uma loja. E no final do ano ainda tem os presentes para comprar, por isso ocorre o aumento da venda e dos inadimplentes também”, afirma.

Mara cita que em função do grande número de pessoas negativadas, o comércio de Caarapó está aberto a propostas. Sendo necessário que o inadimplente vá até a loja onde existe a dívida e faça uma negociação e assim nesta época de fim de ano fica ficará ainda mais fácil de fazer as compras de natal e ano novo, porém ela alerta para resolver a situação o mais breve possível.

“As pessoas que estão inadimplentes não poderão comprar ‘fiado’, pois para que a loja efetue a venda é preciso consultar o CPF da pessoa nos órgãos de inadimplência, e se a mesma tiver com restrição o nome será bloqueado para venda”, alerta Martins.

A ACEC aconselha aos inadimplentes que se for no comércio poderá fazer uma negociação, limpar o nome e depois tranquilamente efetuar novas compras. “Aconselho que as pessoas inadimplentes procurem o lojista, façam acordos, quitem suas dívidas e imediatamente seu nome estará limpo, quem quiser pode também procurar a Associação Comercial para esclarecer qualquer dúvida a esse respeito”, finaliza a encarregada da ACEC.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete