22.6 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Iguatemi: Prefeito Lídio vai urbanizar antiga área de serraria

2007-08-17 16:57:00

    O prefeito de Iguatemi, Lídio Ledesma (PDT), está atendendo a uma reivindicação antiga dos moradores do Jardim São Sebastião, na periferia da cidade. No local existe, há mais de vinte anos, uma quadra na qual se depositavam, a céu aberto, os resíduos resultantes da serragem de madeira, conhecido como pó de serra. A antiga serraria, que já foi removida do local, deixou para trás essa herança, que era o tormento da vida dos moradores do local.


   Além dos problemas de limpeza, por causa da ação do vento, os moradores tinham que conviver com outro problema crônico, que se agrava neste período do ano, segundo o prefeito Lídio Ledesma. Devido à baixa umidade do ar, aliada à falta de chuva, o pó de serra acaba, quando inalado, causando problemas respiratórios, especialmente entre crianças e idosos, transformando-se num problema de saúde pública. Além disso, constantemente os moradores ateavam fogo, poluindo ainda mais o local e transformando-se até em problema ambiental.


   A prefeitura, através da vigilância sanitária, tentou por diversas vezes responsabilizar o antigo proprietário, mas não obteve êxito. "Como o problema se arrasta há anos, e não vemos uma solução imediata, resolvemos remover os resíduos, antes que os danos à saúde sejam ainda maiores", explicou o prefeito, que visitou o local acompanhado do advogado da prefeitura, Dr. Geones Miguel Ledesma Peixoto, do vereador Lean Ledesma Junior e do gerente de Urbanismo, Paulo Krein. Além dos moradores, o pedido de retirada do pó de serra também já havia sido solicitado pelo vereador Valdemar de Souza Cruz (PDT).


  Duas pás carregadeiras da prefeitura e diversos caminhões trabalham na remoção dos resíduos. A estimativa é que sejam retiradas do local mais de quatrocentas caçambas de pó de serra.


   Quando o trabalho de remoção for concluído, o local deverá ser urbanizado e transformado em uma área de lazer, informou o prefeito Lídio Ledesma. "A melhor maneira de apagarmos da memória da população esta imagem será dar um destino digno ao local e construir ali um parque, para que a comunidade tenha um espaço privilegiado de lazer," disse o prefeito, que vai elaborar o projeto de urbanização para futura execução.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete