20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Projeto Musicalizando de Caarapó se consolida no município

2014-10-30 09:01:00

O projeto Musicalizando de Caarapó continua a cada dia conquistando a confiança da sociedade de caarapoense. Atualmente são atendidas semanalmente quase 460 alunos entre a sede do município e a Reserva Indígena Te’ Ýikue.

O projeto que foi desenvolvido com o objetivo de trabalhar a temática “música na educação de crianças e adolescentes, foi idealizado pelo professor Roberto Teixeira e desenvolvido pela ACMUZ em parceria com a  Prefeitura de Caarapó.

O Musicalizando  está em atividade no município desde 2005, na sede do Departamento de Cultura e na Aldeia Te’ýikue. A partir do mês de julho deste ano esta pasta foi remanejada para a Secretaria de Educação e Esportes, atendendo os alunos na sala pólo Musicalizando (antiga Escola Estadual Narciso Menezes) e todas as escolas municipais do ensino fundamental e  projetos do município.

A exigência surgiu com a Lei 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música deve ser conteúdo obrigatório em toda a educação básica. O objetivo não é formar músicos, mas desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos. Todas as escolas públicas e privadas do Brasil devem incluir o ensino de música em sua matriz curricular.

O projeto atende atualmente, sob a coordenação do professor José Roberto Teixeira, 110 alunos na sala polo musicalizando (antiga Escola Estadual Narciso Menezes); 130 alunos na E M Indígena Ñandejara Polo e extensões; 70 alunos da Escola Municipal Cândido Lemes dos Santos; 20 alunos da Escola Municipal Rui Barbosa; 20 alunos da Escola Municipal Professor Moacir Franco de Carvalho; 15 alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo – Ação Jovem; 10 alunos do Projeto Conviver; 25 alunos do Projeto Integração AABB Comunidade.

Atende também, a Orquestra Guarani – 16 integrantes;  Orquestra Jovem Musicalizando Sede – 28 integrantes. No total, são atendidos 459 alunos semanalmente.

 O professor Roberto Teixeira é violonista, produtor musical e didata, bacharelado em música com habilitação em violão pelo Conservatório Brasileiro de Música/RJ, iniciou seus estudos de música com o maestro Vanderley Monteiro na Banda Marcial Cristo Redentor em Três Lagoas. Posteriormente estudou Música Popular, harmonia funcional e análise com o professor, Arquimedes Silva (BAURÚ-SP), e violão erudito, técnica e interpretação violonística com José Maciel (MS), Carlos Alberto de Carvalho (RJ) e Henrique Pinto (SP).

Mais informações no telefone 3453 5500. (Com informações de Edna Sanada de Araújo)

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete