33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Câmara Municipal homenageia professores durante sessão

2014-10-23 16:47:00

Durante a sessão de terça-feira, dia 21 de outubro, a Câmara Municipal, por iniciativa da vereadora Miriam Krenczynski, homenageou os professores precursores, em Iguatemi.
Conforme previsto no decreto legislativo 003.2014, durante a solenidade foram entregues “Título de Cidadão(ã) Benemérito(a) pelos essenciais e inestimáveis serviços prestados à educação do município de Iguatemi, os seguintes professores; Fernando Marafigo, Ivete Aparecida Essy, Irene Aparecida de Moura, Izabel Fernandes, João Espindola, Márcia Tormena Pauleski Machry, Maria Ivone Albuquerque Ledesma, Maria Palangani Vessoni, Nicanor Alves do Amaral, Rita de Cássia Aparecida Zoccal Lopes, Sueli Aparecida de Mattos Lopes, Salvador Girotto e Wilson Ferré Teixeira.

Durante o ato solene também foi feito referência especial à Nicanor Alves do Amaral.

Ele foi o primeiro professor nomeado na Vila Sacarón (Iguatemi), em 1.938, pelo então prefeito de Ponta Porã, Pedro Manveiller.

A escola onde Nicanor Amaral lecionava ficava no galpão do senhor Assunção Paniágua.

Em relatos, Nicanor disse que sua acolhida em Iguatemi o marcou muito. “Aqui em Iguatemi não havia tantas famílias como em Amambai. Lembro-me da família Ledesma, do Assunção Paniágua, do Francisco Fernandes, do João Mateus, dos alemães Holsback e, do Otacílio Pereira da Rosa que foi quem liderou a campanha para a vinda de um professor para Sacaron”, ressalta ele. Nicanor Amaral, hoje com 101 anos, reside em Amambai.

Estiveram presentes no ato solene a vice-prefeita de Iguatemi, Roselena Caseiro Nogueira Lopes, a secretária municipal de educação, Julice Ravagnani, o chefe do Departamento de Esportes, Cultura e Lazer do município, João Medina Fernandes; Sirley Costa, representando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a diretora da Escola Estadual Paulo Freire, Cecília Welter Ledesma, a diretora da Estadual 8 de Maio, Marilza Martins Brasil, a diretora da Escola Ativa, Inelves Rita Bicca Beduschi, Sueli Aparecida de Mattos Lopes, diretora da Escola Municipal Rural João Paulo I, situada no Assentamento Rancho Loma, Amida Essy Presidente, da Rede Feminina de Combate ao Câncer, além dos familiares e amigos dos professores homenageados.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete