29.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Cel Sapucaia:Legislativo prestou homenagens ao patrono

2007-08-17 06:53:00

Vilson Nascimento

Por iniciativa do presidente da Câmara Municipal, vereador Dr. José Segundo Rocha (PT), o Poder Legislativo de Coronel Sapucaia realizou sessão solene na noite dessa quarta-feira (15) em homenagem ao Coronel do Exército Brasileiro Orlando Olsen Sapucaia, que dá nome ao município de Coronel Sapucaia, situado na fronteira com o Paraguai, no sul do Estado em Mato Grosso do Sul.

A sessão solene, que foi presidida pelo presidente da Câmara, o cirurgião dentista Dr. José Segundo Rocha, contou com a presença de dois filhos do Coronel Orlando Sapucaia, Dr. Oldegar Sapucaia e a professora universitária Marlene Ramires Sapucaia, ambos residentes no Rio de Janeiro.

Autoridades do município, entre elas o prefeito de Coronel Sapucaia, Ney Kuasne (PR), que estava acompanhado pela primeira dama, Elida Kuasne, a vice-prefeita Ivone Paetzold e os vereadores que compõe a atual legislatura em Coronel Sapucaia, Aldacir Cardinal (PDT), Niagara Kraievisk (PT), Maria Eloir Flores Vilante (PMDB), Ramão Espíndola (PMDB), Celso Cabral (PP), Sandra Barbosa (PT), Carlos Magno Fernandes (PSDB) também estiveram presentes na solenidade que aconteceu no prédio Câmara Municipal local e recebeu um grande público, além de autoridades brasileiras e paraguaias, entre elas, o prefeito de Amambai Sérgio Barbosa, que estava acompanhado da primeira dama do município, professora Maria Helena Rosim Barbosa, o diretor do Foro da Comarca de Amambai a qual Coronel Sapucaia pertence, o Juiz de Direito Dr. Thiago Nagasawa Tanaka, o Promotor de Justiça Dr. Ricardo Rotunno que representou o Ministério Público Estadual na ocasião, o comandante do 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado com sede em Amambai, Tenente-Coronel Flávio Josmar Pelegio, o comandante do 11º RC Mec de Ponta Porã, regimento que Coronel Sapucaia comandou durante sua passagem pela região de fronteira com o Paraguai, Tenente-Coronel Carlos Russo Assunção Penteado e vários ex-comandados pelo Coronel Sapucaia na época que o Coronel comandou o então 11º RCI (Regimento de Cavalaria Independente), hoje 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado com sede em Ponta Porã.

Aula de História- A sessão solene que também marcou o lançamento do livro “Um Pedacinho do Brasil” editado pelo poeta e escritor sapucaiense Antônio Elias de Oliveira, que conta, de forma resumida a história de Coronel Sapucaia desde a época que se chamada Colônia Nhu-Verá, passando pelo nome de “Antônio João” e finalmente para Coronel Sapucaia, serviu como uma aula de história para o grande público jovem que se fez presente na sede do Poder Legislativo e acompanhou atentamente todos os passos do cerimonial.

Os visitantes puderam tomar conhecimento da trajetória histórica do homem que dá nome a sua cidade, desde seu nascimento em Canoinhas em Santa Cataria em 1918, sua passagem pela região de fronteira, até sua morte em 1963 no Rio de Janeiro e conheceram mais sobre sua cultura e sua própria história.

Em seu pronunciamento o filho de Orlando Sapucaia, Oldegar Sapucaia, que juntamente com sua irmã receberam diversas homenagens do município e presentes do presidente da Câmara vereador Segundo Rocha e do prefeito Ney Kuasne, agradeceu, em nome de toda a família sapucaia pela homenagens prestadas a seu pai e disse que “se estivesse vivo o Coronel Orlando Sapucaia estaria extremamente orgulhoso por saber que uma cidade da fronteira do Brasil com o Paraguai, terra que ele amou e defendeu”, teria recebido seu nome”. “Quando recebi a ligação de Segundo Rocha me convidando para participar dessa homenagem, fiquei com receios de não conseguir me conter emocionalmente, tão grande foi a felicidade”, disse Oldegar.

Exército Enaltecido- Em seu pronunciamento o comandante do 17º RC Mec, Tenente-Coronel Flavio Pelegio destacou a importância da cerimônia e ressaltou que o Exército Brasileiro e toda a família militar se sentem enaltecida por ter a honra de ter o nome de um de seus integrantes eternizado ao dar nome a uma cidade. “É um orgulho para todos nós militares e para o Exército Brasileiro”, disse o comandante militar.

Ex-soldados homenageados- O cerimonial também contou com momentos marcantes como a homenagem prestada pelo Poder Legislativo de Coronel Sapucaia, com entrega de certificados aos ex-militares do Exército Brasileiro que foram comandados pelo então Coronel Sapucaia durante o período que comandou o 11º RCI em Ponta Porã.

Entre os homenageados estavam o próprio poeta e escritor Antônio Elias de Oliveira, que recitou uma poesia em homenagem a seu ex-comandante militar, o ex-comandado Célio Barbosa, Claudionor Rodrigues, Urbano Martins de Oliveira, Manoel Antônio de Oliveira, Boaventura Gomes, Severiano Barbosa, Silvio Rivarola, Antônio Nunes, Modesto Canã e Alziro Rodrigues de Assunção. Outros dois ex-comandados do Coronel Sapucaia receberam a homenagem in memória, Lourenço Veridiano Alvarenga Cabral, que foi representado pela sua esposa, dona Dorvalina de Oliveira Cabral e Júlio Espíndola.

Encerramento- Após as homenagens formais, vereadores e demais autoridades fizeram uso da tribuna para renderem suas homenagens ao Coronel Orlando Olsen Sapucaia e a seus familiares.

O presidente da Câmara , vereador José Segundo Rocha destacou a importância da solenidade para manter viva a história do município, agradeceu a presença das autoridades e da população presente e rendeu homenagem especial a família do Coronel Orlando Sapucaia. O ato solene foi encerrado com um jantar para autoridades e convidados.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete