19.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Prefeitura realiza cerimônia para entrega de Certificado de Dispensa de Incorporação

2014-10-15 13:56:00

A prefeitura de Caarapó, através do Exército Brasileiro,  representado pela 3ª Delegacia de Serviço Militar de Mato Grosso do Sul e pela Junta do Serviço Militar de Caarapó,  órgão vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizou na manhã da última sexta-feira (10), uma cerimônia para a entrega de Certificado de Dispensa de Incorporação. Ao todo  96 jovens foram dispensados nessa primeira etapa.

O ato aconteceu na Praça Central Mário Martines Ribeiro, com a presença do prefeito Mário Valério (PR), do capitão, Hugo Cesar Rodrigues Goulart, da 3ª Del SM, do secretário da Junta de Serviço Militar, Samuel Pereira de Souza, do vereador Roberto Sanches Nakayama (PMDB), além dos secretários municipais Clenilson Francisco da Silva, Jorge Tadeu Lopes, Valter de Oliveira, Ieda Maria Marran, Ramão Alves e o chefe de gabinete, Luiz José Bariani.

Conforme Samuel Pereira de Souza, este ano aproximadamente 300 jovens fizeram oalistamento do Serviço Militar conforme o Plano Geral de Convocação para 2015 do Ministério da Defesa nascidos em 1996. Os que não foram dispensados nessa primeira etapa estarão se reapresentando em janeiro próximo para saber depois quem foi escolhido para servir ou não o Exército Brasileiro.

Já o capitão Goulart disse que o Certificado de Dispensa de Incorporação é a garantia de que os jovens  são cidadãos responsáveis, de que são cidadãos cumpridores dos seus deveres, e acima de tudo, cidadãos em quem o Brasil pode confiar.

“O documento recebido comprova que os senhores estão em dia com suas obrigações militares, e com ele poderão exercer plenamente sua cidadania. Com este documento vocês poderão assinar contrato de trabalho, exercer o direito do voto (eleger e ser eleito), obter passaporte, fazer matricula em estabelecimentos de ensino, ser nomeado funcionário público entre outros direitos”, explicou o capitão.

 

Após os jovens realizarem o juramento de compromisso perpétuo com a nossa pátria, o capitão Goulart disse que os mesmos haviam acabado de prestar um compromisso perante o símbolo máximo da grande Nação Brasileira, que é a Bandeira Nacional. A responsabilidade da segurança de nosso País é de todos os cidadãos brasileiros. “Por isso sejam fiéis ao compromisso que assumiram hoje, e tenham a certeza que com trabalho, honestidade e dedicação todos nós contemplaremos a grandeza de nossa Pátria”, enfatizou.

Goulart acrescentou ainda que apesar dos jovens terem sido dispensados do Serviço Militar Inicial, os mesmos  passam a constituírem uma reserva estratégica das Forças Armadas. “Um país com os recursos naturais como o nosso tem que sempre estar preparado para ser defendido. O Brasil conta com cada um dos senhores em caso de necessidade”, finalizou o capitão Goulart.

O prefeito Mário Valério exerce também a função de presidente da Junta de Serviço Militar de Caarapó.

Mais informações na Junta de Serviço Militar no prédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no horário das 7 às 12h, ou no telefone 3453 3192.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete