32.4 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Corpo de Bombeiros faz entrega de certificados do curso de Combate a Incêndio Florestal

2014-10-15 10:02:00

O 9º Subgrupamento do  Corpo de Bombeiros de Caarapó, em parceria com a Prefeitura de Caarapó, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Caarapó, realizou na última sexta-feira (10), a solenidade de entrega dos certificados da  Capacitação em Combate a Incêndio Florestal. A solenidade aconteceu na Escola Municipal Ñandejara Polo, na Reserva Indígena Te' Ýikue

Prestigiaram a solenidade de entrega dos certificados, o prefeito Mário Valério (PR), o comandante do 9º Subgrupamento do  Corpo de Bombeiros de Caarapó, o capitão José Alison Pinheiro de Souza, o vereador Dario Ramires (PR), o sargento do Corpo de Bombeiros e coordenador municipal da Defesa Civil, Dionaldo Morinigo, autoridades da coordenadoria de Defesa Civil Estadual e lideranças indígenas.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Caarapó, o capitão José Alison Pinheiro de Souza, cerca de 25 pessoas foram capacitados na quinta-feira (9) e na sexta-feira, com aulas práticas na Câmara de Vereadores e práticas na Reserva Indígena Te’ Ýikue.

As aulas foram ministradas por instrutores integrantes desta corporação, lotados em Campo Grande,  com especialização na referida área. O curso contou com a participação tanto dos indígenas como de outras pessoas que estão sempre apoiando o Corpo de Bombeiros na linha de frente, como funcionários da Usina Raízen, da Agrícola Nova América, funcionários de propriedades e da Prefeitura de Caarapó.

O sargento Dionaldo Morinigo disse que o curso foi um sucesso, pois, as pessoas que se dispuseram a participar ficaram muito satisfeitas com o auto nível das instruções, e a qualidade técnica dos instrutores. “Para mim isso é muito gratificante, pois através desse trabalho posso ver que valeu apena contar com  o apoio da prefeitura e do Corpo de Bombeiros de Caarapó em um evento que viesse favorecer os cidadãos caarapoenses e aumentar a capacidade de atendimento e resposta do nosso município em casos  de incêndios em nossa região”, observou.

Para o comandante José Alison Pinheiro de Souza, esse curso foi importante em vários aspectos. “Em primeiro lugar, foi possível interagir e somar esforços com outras instituições como a Defesa Civil estadual e municipal, prefeitura, Câmara de Vereadores e lideranças indígenas, para que pudéssemos atingir a logística e estrutura necessária do curso. Além disso, capacitamos 24 pessoas no município para auxiliar nos trabalhos de difusão da prevenção e de combate a incêndios florestais”, observou.

O capitão disse ainda que  esse foi um dos primeiros passos, de muitos necessários, para a formação de um corpo de voluntários preparados para responder em casos de desastres no município.

Em sua fala o prefeito Mário Valério (PR) parabenizou os organizadores da capacitação, que segundo ele foi de extrema importância para o município. “É muito bom salientar que esse grupo que participou do treinamento da Defesa Civil, além de ter aprendido as regras básicas para quando o incêndio vier,  poderão estar repassando para outras pessoas os cuidados e as providências necessárias que os mesmos devem ter em caso em caso de fogo numa residência ou até mesmo no mato, onde tem sido mais comum em nossa região. Por outro lado estamos contentes também por ter oportunizado que esse curso acontecesse, cujo objetivo principal era preparar as pessoas no sentido de agirem em momentos que não gostaríamos que tivesse, mas que estamos sujeito a qualquer momento que é o incêndio”, observou.

Valério disse ainda que todos que participaram da capacitação foram privilegiados, mas para a comunidade indígena em si,  a importância será maior ainda levando em consideração que a região está mais propícia aos incêndios. “E como existem os fatores distância e deslocamento da equipe do Corpo de Bombeiros e até mesmo do caminhão pipa, e com as pessoas capacitadas para o combate, as chances de evitar transtornos piores são bem maiores”, finalizou o prefeito Mário Valério.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete