32.4 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Dário Ramires reivindica ações ao comandante da Sesai

2014-10-15 09:40:00

Vaner Matos

O vereador Dário Ramires (PR), principal representante da reserva indígena em Caarapó, visitou recentemente o diretor  da  Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), Hilário da Silva – ocasião em que  apresentou uma pauta de reivindicações da comunidade indígena de Caarapó.

O encontro que contou com a presença do capitão da reserva Indígena Tey’ kuê de Caarapó,  Lorivaldo Marques e do conselheiro distrital do cone sul, Silvo Paulo – aconteceu na sede da Sesai em Campo Grande.

Hilário que também é indígena da etnia Kadweu, assumiu há poucos meses o comando do Sesai –  uma reivindicação histórica dos indígenas do Estado, no sentido de que um índio conduzisse o órgão, que chegou a ser invadida em vários protestos.

Durante o encontro o vereador caarapoense entregou ao gestor um documento com inúmeras reivindicações da comunidade.  “Nós reivindicamos materiais dos profissionais de saúde, materiais de uso diário como receituário e formulário – e solicitamos que a Secretaria priorize a contratação de indígenas para atuar na área da saúde,  se não tiver ninguém apto, ai contrata o branco”  cobrou o vereador.

Dário ressaltou que atualmente o Sesai atende cerca de oito aldeias na região de Caarapó, e que precisa melhorar a logística de atendimento com novas viaturas. “Está previsto vir 16 viaturas novas para atender a região, outra conquista é que  agora, nessa gestão o abastecimento  dos veículos  será feito aqui em Caarapó mesmo” explica.

Dário avaliou o encontro com positivo e  disse que vai aguardar o atendimento da pauta de reivindicações. “ Estamos convictos que a nossas cobranças terão respostas imediatas,  pois agora com um indígena na gestão do Sesai o diálogo fica mais fácil” finalizou o vereador.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete