32.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Caarapó realiza reunião sobre o Programa Profuncionário

2014-09-26 16:17:00

A Prefeitura de Caarapó, através da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED), realizou no último dia 22, uma reunião sobre o Programa Profuncionário no município de Caarapó.

O encontro aconteceu na sala de reuniões da Secretaria de Educação e Esportes  e contou com a participação da secretária da pasta, Ieda Maria Marran, das coordenadoras gerais do programa, de Nubea Rodrigues Xavier, professora orientadora regional, de Cleuza Carreiro Pereira de Oliveira, professora orientadora dos pólos de  Douradina e Caarapó, de Sonia Domingos de Mello, professora orientadora dos pólos  de Maracaju e Nova Alvorada do Sul, além de Vânia Cristaldo Acosta, coordenadora municipal do Profuncionário, e dos diretores das escolas municipais e estaduais.

Profuncionário é um curso de educação à distância, em nível médio, voltado para os profissionais não docentes que exercem funções administrativas nas escolas das redes públicas estaduais e municipais de Educação Básica, tendo como objetivo principal proporcionar formação e habilitação técnica a estes profissionais nas áreas de Secretaria Escolar, Infraestrutura Escolar e Alimentação Escolar. Os cursos de Educação Profissional Técnico de Nível Médio estão estruturados com 18 cadernos instrucionais, totalizando 1300 horas.

O Programa é composto por dois blocos: o primeiro, de Formação Pedagógica e Formação Técnica Geral, desenvolvido em 11 disciplinas, totalizando 660 horas, sendo 580 horas para estudo dos cadernos, e 80 horas de Prática Profissional Supervisionada; O segundo, de Formação Técnica, apresenta 7 disciplinas, sendo 640  horas para estudo dos cadernos, e 220 horas de Prática Profissional Supervisionada.

As coordenadoras esclareceram sobre a importância do programa na formação dos profissionais não docentes, ampliando seus conhecimentos sobre a estrutura e funcionamento da Educação Básica. Desse modo poderão pensar e realizar em suas escolas, de uma forma diferenciada, aquilo que já fazem ao longo de sua experiência profissional.

A Secretária de Educação e Esportes, Ieda Maria Marran afirmou que o curso do Profuncionário já é uma solicitação de vários anos e somente agora o município foi contemplado. “A sua realização contribuirá na qualidade dos serviços prestados à população, pelas redes municipal e estadual de ensino”, enfatizou.

O município de Caarapó será contemplado com 90 vagas, sendo 45 para a rede estadual e 45 para a rede municipal. Está prevista para novembro deste ano uma aula inaugural, mas o curso obedecerá o calendário do ano letivo de 2015.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete