24 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Cel. Saopucaia:Prefeitura emite nota sobre ambulância

2007-08-12 20:32:37

Nota
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Coronel Sapucaia esclarece ao público quais as medidas que são tomadas pela administração municipal quando algum servidor comete ato ilícito ou qualquer crime que reflita mal sob a administração.

Nesta sexta-feira (10) o município foi surpreendido pelo fato de que o motorista de ambulância João Ramão Lopes foi preso transportando drogas no veiculo em que levava pacientes para tratamento médico em Campo Grande. Segundo informações do departamento pessoal, João é concursado pelo município, e trabalha como motorista de ambulância desde 1991, portanto, passou por…

Administrações anteriores- No mês de outubro do ano passado, Severiano Minho também foi preso porque transportava drogas em uma ambulância do município. Severiano trabalhava na prefeitura desde 2003 em cargo comissionado, logo depois assumiu concurso público realizado na administração passada.

Diante dos fatos delituosos, nos quais os dois motoristas supracitados são acusados, nada mais justo do que a população questionar o papel da administração, ou seja, que medidas toma administração municipal quando ocorre este tipo de acontecimento. Primeiramente devemos esclarecer quais as medidas preventivas tomadas pela administração municipal.

Segundo Maria Seloir de Oliveira Cabral diretora do hospital municipal, antes das ambulâncias transportar qualquer paciente para tratamento medico fora do município são tomadas algumas precauções como, por exemplo: “é permitido transportar somente pacientes que tenham encaminhamento médico com tratamento agendado, inclusive, com senha de atendimento no hospital de destino; o paciente só pode levar consigo bagagem de mão (proíbe-se ao paciente levar malas ou caixas); é proibida a carona à não pacientes; acompanhantes é permitido somente em casos de necessidade comprovada (ex: é permitido acompanhantes para idosos, deficientes físicos ou crianças)” afirmou a diretora.

Tais medidas visam o controle das ambulâncias pela administração naquilo que compete ao órgão, dessa forma, a administração municipal não pode se responsabilizar pelo eventual desvio de conduta de qualquer motorista após a saída deste, do ponto de partida, que é o hospital municipal.

No que diz respeito à punição aplicada a qualquer servidor acusado de cometer crime, o município instaura processo administrativo disciplinar para apurar os fatos e imediatamente afasta o servidor de sua função ou cargo, deixando este de receber salários pelo tempo em ue estiver afastado.

No caso ocorrido em outubro do ano passado envolvendo Severiano Minho, o prefeito Ney Kuasne baixou o decreto Nº 122/2006 afastando o servidor do cargo (deixando este de receber salário pelo tempo do afastamento) até a conclusão do processo judicial, caso o servidor seja condenado pela justiça comum, à justiça informa o município e o servidor é desligado definitivamente do quadro de servidores do município, caso seja este considerado inocente pela justiça, assume novamente sua função ou cargo na administração.

No caso atual em que o envolvido é João Ramão Lopes, o mesmo procedimento será tomado pela administração, “haverá a instauração de Processo Administrativo Disciplinar em que será formada uma comissão interna que tomará as providencias necessárias” afirmou Antônio Alberto, secretário geral de administração.

O prefeito municipal Ney Kuasne disse lamentar que fatos como esse ocorram com pessoas ligadas a administração “tenho muita esperança que o bem vencerá o mal, a nossa administração é transparente como cristal, oferecemos aos servidores municipais todas as condições para exercerem suas funções com esmero, lamentamos quando somos surpreendidos com noticias que prejudiquem nossa administração.

O servidor é pago pelo município para trabalhar, fazer o bem, quando ele comete qualquer desvio de conduta deverá responder por isso, a administração não tem condições de policiar a vida do servidor 24 horas, essa não é a nossa responsabilidade, aquilo que compete ao município estamos fazendo” disse o prefeito.

No que diz respeito à maneira de organização do transporte de pacientes para tratamentos medico fora do município o prefeito disse que a administração faz tudo corretamente “o hospital de Coronel Sapucaia é hospital de pequeno porte, a única maneira de atendermos a demanda por saúde da população é através dos encaminhamentos que fazemos para tratamento em outras cidades, todas as precauções para coibir qualquer ilícito são tomadas até o momento em que as ambulâncias saem do hospital municipal para viajar, após a saída da ambulância de seu ponto de partida o município não pode fazer mais nada para fiscalizar o que esta sendo levado, se o motorista ao sair do hospital, se dirigir para algum outro local ou transportar qualquer objeto não permitido pela administração, infelizmente não temos como controlar. Não tem lógica, por exemplo, o município contratar, além do motorista, fiscais para viajarem nas ambulâncias” concluiu Ney Kuasne.

Dino Viana
Fonte, Assessoria de Imprensa



Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete