18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Escola da aldeia indígena de Caarapó realiza a X Semana de Leitura

2014-09-25 09:35:00

Com o objetivo de despertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar, para melhorar a qualidade de ensino aprendizagem e o desenvolvimento social e cultural, a Escola Municipal Indígena Ñandejara Polo e suas extensões desenvolveu no período de 1 a 5 deste mês o Projeto de Leitura “Lendo e Escrevendo a Realidade” – X Semana de Leitura.

De acordo com a coordenadora Ana Aparecida Pires, durante a Semana de Leitura, os alunos praticaram a leitura de diversos gêneros textuais, participaram de roda de conversa, interpretaram o que leram, produziram textos, desenvolveram brincadeiras e dinâmicas, momentos de contação de histórias por professores, além da colaboração do rezador Lídio Sanches.

O encerramento da X Semana de Leitura acontece no período de 9 a 12 deste mês com várias apresentações de teatros, músicas, leituras de poesias e textos na Língua Materna Guarani e Língua Portuguesa, danças indígenas e não indígenas e contação de histórias, orientados pelos seus professores.

Na Extensão Saverá os estudantes e professores fizeram várias apresentações, como paródia de música em Língua Guarani. Um programa de televisão com várias atrações, inclusive telejornal, danças indígenas e gaúchas.

Na Extensão Mbokaja os estudantes cantaram e fizeram coreografias, realizaram leituras, apresentaram cartazes da cadeia alimentar relacionado a realidade da aldeia.

Na Escola Ñandejara Polo teve apresentações de músicas, leituras em Língua Guarani e Língua Portuguesa, danças indígenas guachire e sambo, danças não indígenas com coreografia, rock in roll dos anos 70 e teatros sobre Meio Ambiente, A Lenda da Mandioca, Comportamento Humano.

Na Extensão Loide Bonfim Andrade os estudantes apresentaram teatro sobre os cuidados da floresta, reza 'Ñembo’ e, música, acróstico e outros.

As apresentações foram prestigiadas pela Secretária de Educação Ieda Maria Marran, a coordenadora da Educação Básica, Iracilda Moreira Lomba, a técnica da Secretaria de Educação Anari Felipe Nantes, o chefe de Departamento de Esporte e Lazer, Paulo Roberto de Souza e a nutricionista Andreia Crudo, além dos grupos de Projovem do CRAS indígena e os educadores. (Com informações de Ana Aparecida Pires)

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete