20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Policia Civil desencadeia operação em aldeias em Paranhos

2014-07-29 19:51:00

Jaime Mel

Nessa segunda-feira (28) a Polícia Civil da cidade de Paranhos, localizada há 464km de Campo Grande, com o apoio das Polícias Federal, Militar e representantes da FUNAI da Regional de Ponta Porã realizou uma operação nas Aldeias Paraguassú e Arroyo Corá, distantes aproximadamente 30 km do centro da cidade, com o intuito de identificar e desarticular um grupo de indígenas, liderados por Silvio Vilhalva, que vinha constantemente causando desordem na comunidade, ameaçando lideranças locais e moradores da aldeia, bem como praticando furtos e abatimentos de gado nas fazendas circunvizinhas.

Durante os últimos meses foram registradas diversas ocorrências envolvendo furtos e abatimentos de gado nas fazendas que fazem divisa com as aldeias. As diligências tiveram início na Aldeia Paraguassu, além da equipe policial, líderes da comunidade indígena acompanharam as diligências, sendo que seis pessoas foram identificadas como sendo o grupo que tem cometido os crimes. Na casa de um dos acusados, DENIS LOPES, foi encontrado um revólver calibre 32, o qual era usado para realizar os abatimentos, e também para ameaçar as lideranças da aldeia. Ainda, segundo relados, com a arma de fogo DENIS efetuava constantemente disparos pela aldeia, aterrorizando a população. Além disso, foram apreendidos dois facões, uma caixa contendo diversas ferramentas, uma motosserra e uma máquina de 20 litros de pulverizar veneno, todos objetos de furto.

Também foi localizado o indígena Silvio Vilhalva, contra o qual há inúmeras ocorrências, dentre elas a suspeita do cometimento de dois homicídios, furtos, ameaças de morte, principalmente contra as lideranças indígenas, lesões corporais graves e, ainda, conforme relato do servidor da FUNAI, Silvio teria ameaçado colocar veneno na caixa d'água que abastece a comunidade, cuja população é estimada em 2000 indígenas da etnia guarani-kaiowa.

O objetivo da operação foi alcançado, resultando na identificação do grupo responsável pelos crimes e, principalmente pelo maior articulador dos delitos, Silvio, o qual foi conduzido à Delegacia por ordem judicial, formalmente identificado como sendo Osilvio Vilhava Gomes. Na aldeia Osilvio usava documento com qualificação de terceiro, sendo que responderá também por esse crime.

A identificação dos elementos do grupo trará tranquilidade tanto para as lideranças indígenas, como para toda a comunidade. 

O município de Paranhos conta com seis aldeias, que totalizam aproximadamente 6 mil indígenas. Ações em conjunto, como essa, são importantes para o enfrentamento da crescente violência nas aldeias da região e, ainda, para a prevenção de crimes. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete