2014-07-25 17:27:00
Vilson Nascimento
Rodovias recém recuperadas e bem sinalizadas, inclusive com portais indicando o acesso e a quilometragem de cada cidade, mudaram a “cara” da região e abriram as portas da faixa de fronteira com o Paraguai, no Cone Sul de Mato Grosso do Sul, para o desenvolvimento.
Uma das principais barreiras enfrentadas para atrair investimentos, segundo as secretarias de desenvolvimento econômico dos municípios da região, era justamente a acessibilidade, tendo em vista as más condições de conservação das rodovias.
A péssima qualidade das vias, principalmente dos aproximados 250 quilômetros da rodovia vulgarmente chamada de “Guaira-Porã”, interligando Sanga Puitã, em Ponta Porã, a BR-163, na região de Eldorado, também era motivo de reclamações por parte de produtores rurais e da classe empresarial da região de fronteira, tendo em vista o valor elevado cobrado pelo frete por conta das condições das estradas.
Recuperação da Guaira-Porã
A recuperação da Guaira-Porã foi lançada oficialmente pelo governador do Estado, André Puccinelli, em agosto de 2013 durante um evento realizado em Campo Grande e ainda no ano passado as obras tiveram início.
O primeiro trecho em recuperação a ser concluído foi o da MS-295 que liga Tacuru a Eldorado, passando pelo município de Iguatemi.
O trecho de aproximadamente 83 quilômetros foi inaugurado pelo governador André Puccinelli durante ato a ser realizado na segunda-feira, 21 de julho, na cidade de Iguatemi.
Outras partes da Guaira-Porã, que interliga sete municípios da região, Iguatemi, Tacuru, Eldorado, Sete Quedas, Paranhos, Amambai, Coronel Sapucaia e Aral Moreira, tendo nas extremidades os municípios de Eldorado e Ponta Porã, que também usufruem diretamente da via, ainda estão em obras.
Na MS-156, trecho de aproximadamente 70 quilômetros entre Tacuru e Amambai, as obras estão em fase de conclusão por parte da empresa executora.
Já na MS-386, trecho de aproximadamente 80 quilômetros ligando Amambai a Sanga Puitã, em Ponta Porã, ainda existem pedaços sem nenhum tipo de trabalho de recuperação e as obras foram paralisadas, sem maiores explicações, à cerca de duas semanas pela empresa responsável.
Outras Rodovias
Além da Guaira-Porã, outras rodovias construídas, recuperadas e em fase de construção por parte do Estado, estão beneficiando diretamente toda a região Cone Sul de MS.
Durante a visita do dia 21 de julho à região o governador André Puccinelli também inaugurou a recuperação dos aproximados 45 quilômetros interligando Tacuru a Sete Quedas, na fronteira com o Paraguai.
Em novembro de 2010 o governador já havia inaugurado a pavimentação dos cerca de 54 quilômetros da Rodovia MS-295, ligando Paranhos a MS-156, em Tacuru, garantindo acesso pavimentado à cidade da fronteira com o Paraguai.
Atualmente outras duas rodovias estaduais estratégias no ponto de vista econômico, estão sendo pavimentadas pelo Governo de Mato Grosso do Sul na região Cone Sul do Estado.
A pavimentação da MS-180 ligando as cidades de Iguatemi a Juti, cortando parte do município de Amambai e os cerca de 38 quilômetros da MS-165 ligando Aral Moreira a Ponta Porã.
Segundo a Prefeitura de Iguatemi, cerca de 60% dos aproximados 90 quilômetros da MS-180 já foram concluídos e na MS-165 em Aral Moreira, rodovia que está sendo construída na linha internacional que separa Brasil e Paraguai e é parte da vulgarmente conhecida como “Sul-Fronteira”, a obra também está em estágio avançado de conclusão, restando menos da metade até chegar à cidade de Aral Moreira.