21.3 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Técnico de Caarapó participa de capacitação

2014-07-24 15:17:00

Com o objetivo de adquirir conhecimento e repassar as informações ao setor leiteiro do Município de Caarapó, para fomentar a produção, o técnico em agropecuária e chefe do Departamento Municipal de Agricultura e Pecuária, Alexandro da Silva, participou nos meses de maio e junho, em Minas Gerais, de curso de capacitação em assistência técnica para produtores de leite. O evento foi realizado no Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Leite (Embrapa-CNPGL) no município de Coronel Pacheco. O vereador caarapoense Beto Nakayama (PMDB), que é zootecnista, também participou da capacitação.

O curso faz parte da capacitação de técnicos especializados em assistência técnica para produtores de leite do programa estadual de fomento e incentivo à produção leiteira do Estado de Mato Grosso do Sul, denominado Leite Forte. Temas ligados à recuperação de solos, formação, reforma e divisão de pastagens, alimentação e nutrição de bovinos leiteiros, controle de ecto e endo parasitas, controle profilático de doenças, manejo de ordenha, melhoramento genético em bovinos de leite e gerenciamento da propriedade rural foram os principais temas das palestras do curso.

O técnico Alexandro da Silva informou que os participantes do treinamento tiveram aulas práticas no campo em várias propriedades leiteiras nos municípios vizinhos de Mar de Hespanha e Pires, ressaltando que todos ficaram com a convicção de que o leite não é apenas viável, mas a principal atividade geradora de renda para as pequenas propriedades. “Em geral maior parte da região de Minas Gerais caracteriza-se por ser montanhosa e terras de baixa fertilidade, onde os produtores aproveitam as pequenas áreas de vales planos para plantar o milho para silagem e as dificuldades de manejo são imensas, no entanto os produtores conseguem altas produções de leite mesmo nestas condições, diferente daqui da nossa região, onde temos uma topografia plana, estações do ano bem definidas e terras férteis, e mesmo assim nossos índices de produção e produtividade, ainda continuam baixos”, observou.

O objetivo do Programa Leite Forte é mudar este perfil de produção, aumentando a quantidade e a qualidade do leite produzido em Mato Grosso do Sul, partindo da premissa de que o investimento começa por transferência de tecnologia e acompanhamento sistemático da produção. No programa Leite Forte estão envolvidos vários parceiros, destacando-se o Sebrae, Senar, Indústrias de Laticínios, Instituto Integra, Agraer e prefeituras, capitaneados pela Secretaria de Produção de Mato Grosso do Sul.

Caarapó aderiu ao programa e possui dois técnicos de campo e um monitor do programa, que atenderão dois grupos de produtores de leite de maneira intensiva. “Essa foi uma experiência inovadora e proveitosa, pois agora sabemos do tamanho desafio que é implantar certas técnicas de manejo e planejamento dentro das propriedades do município, propriedades estas que vêm a cada dia perdendo espaço com atividade leiteira para outras culturas, mas nós temos a missão de criar novas estratégias para que os nossos produtores permaneçam na atividade para assim conseguir mudar o cenário atual da produção leiteira em nosso estado”, pontuou o técnico Alexandro da Silva, acrescentando que o prefeito Mário Valério (PR) tem determinado ao Departamento de Agricultura e Pecuária, que é vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, “uma atenção especial ao setor produtivo local”.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete