33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Naviraí recebe na sexta, reunião do CES/MS

2014-07-22 20:23:00

O Município de Naviraí vai sediar nesta sexta-feira (25) no auditório da Câmara de Vereadores a Reunião Ordinária Descentralizada do Conselho Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (CES/MS). Além dos procedimentos normais de todas as reuniões, como expediente e informes, na pauta do CES/MS consta a discussão de tema proposto pelo município que será a Pactuação Integrada e Serviço de Regulação.

“Esses dois temas serão apresentados por haver a já uma discussão adiantada dentro do consórcio dos municípios da região” diz a gerente Anelize Andrade. O hospital de Naviraí realiza atendimento de pacientes de cidades da região e não há compensação financeira. O Prefeito Léo Matos, tem se preocupado com isso e feito uma defesa permanente para definição de uma política definitiva pelo estado para solução do problema.

O secretário de Estado de Saúde Antônio Lastória, deverá se fazer presente na reunião. A pactuação é um processo instituído no âmbito do SUS, onde em consonância com o processo de planejamento, são definidas e quantificadas as ações de saúde para a população residente em cada território, bem como efetuados os pactos intergestores para garantia de acesso da população aos serviços de saúde.

A regulação coordena o acesso aos serviços ambulatoriais e hospitalares ofertados nos municípios, possibilitando organizar a relação entre a oferta e a demanda, qualificando o  controle da oferta. Atualmente isso é feito conjuntamente entre a central de regulação e os estabelecimentos de saúde, porém com dificuldades a serem vencidas, para o melhor atendimento a população.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete