14.9 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Campanha Municipal de doação de sangue em Coronel Sapucaia coletou 48 bolsas

2006-12-05 09:25:00

Carlinhos Nunes


No ultimo dia 02/12 (Sábado) aconteceu em Coronel Sapucaia mais uma campanha municipal de doação de sangue, o evento aconteceu no posto de saúde Benedito Lazaro Fernando (Posto de saúde da vila nova), as coletas de sangue começou as 07h00min da manha e estendeu até as 13h00min, a equipe de saúde de Ponta Porá coletou 48 Bolsas de sangue.

Na oportunidade foi realizado um mutirão de exames e vacinas, a equipe de saúde realizou varias vacinas contra paralisia infantil, tetra vali ente, febre amarela, Anete tetânica, BCG, hepatite, sarampo e rubéola, na oportunidade as pessoas que fazem parte do programa Bolsa Família foram pesadas e medidas para serem cadastradas no programa.

Alem da doação de sangue foram coletados materiais para a realização de exames do tipo HIV, VDRL e HILV sobre a responsabilidade das agentes Ana Paula Oliveira Zarati e Ilma Neves, o primeiro caso confirmado de AIDS no município foi na década de 90, com um paciente que foi a óbito na cidade de Campo Grande, nos dias atuais são confirmados 11 casos de HIV positivos no município. Estatisticamente multiplica-se esse numero por 3, o que nos leva a considerar um quantitativo de aproximadamente 33 pessoas vivendo com o vírus HIV em nossa cidade.

As funcionarias da saúde Paula Thays Pedroso, Aparecida Ribeiro e Rosineide da Rocha foram responsáveis pela coleta de escarros e orientações sobre a tuberculose e hanseníase.

“Estamos realizando mais um grande evento desta natureza em nossa cidade, gostaria aqui de agradecer e parabenisar os nossos funcionários da saúde e a equipe do núcleo Hemoterapico de Ponta Porá que realizaram as coletas e explicações, este dia com certeza ficara na memória de nossa população que doando sangue ajudara a salvar uma vida” falou o Secretario de saúde Doutor Eleonor Ximenes.

A responsabilidade local pela coleta de sangue ficou sobre a responsabilidade do enfermeiro chefe do hospital Municipal Elton Santo Barbosa.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete