21.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Capacitação reuniu professores e auxiliares em educação infantil.

2014-04-22 11:06:00

Joelso Gonçalves

A Prefeitura de Aral Moreira através da Secretaria Municipal de Educação iniciou na semana passada a capacitação dos profissionais em educação. Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Educação o curso foi direcionado a professores e auxiliares de educação infantil que atuarão no Centro de Educação Infantil (Ceinf) de Aral Moreira.

O curso, realizado entre os dias 9 a 11 de abril, no Centro de Educação Infantil, abre a série de cursos de formação que serão desenvolvidos com os profissionais daquela instituição de ensino.

Ministrado pelas professoras Laurinda Silva Gonçalves e Ariadene o curso visa fortalecer, atualizar e aprimorar o desempenho dos profissionais que atuarão na Educação Infantil.

Durante a formação, os profissionais se dividiram em dois Grupos de Estudo – de 0 a 3 anos e de 4 a 5 anos – onde foram debatidos diversos assuntos relevantes à educação infantil como estudos sobre a legislação (que norteia as ações da Creche), concepção do processo de infância, função a ser desempenhada por cada membro da instituição, planejamento e estabelecimento de rotina para as turmas, entre outros. Também foram desenvolvidas atividades práticas com os profissionais, que permitiu aos participantes compreenderem as propostas a serem contempladas nessa etapa.

A diretora do Centro de Educação Infantil, Ana Maria Soares Flor de Lima, ressaltou a importância das qualificações. “É fundamental esses cursos de capacitação com nossos educadores, tendo em vista que eles estarão atuando com crianças de 0 a 5 anos, o que exige uma atenção e um cuidado maior. Por isso a importância dos professores e auxiliares terem a mesma formação e a mesma capacitação” destaca.

Primeiros socorros

Outro curso desenvolvido com os profissionais da educação na semana passada foi o de primeiros socorros. O treinamento ministrado em parceria com o Corpo de Bombeiros de Ponta Porã teve como objetivo capacitar os educadores para que saibam realizar os procedimentos básicos em caso de emergência.

No curso, ministrado pelos militares do 4º Grupamento de Bombeiros de Ponta Porã, os professores aprenderam técnicas de atendimento imediato em situações como: queda, choque, engasgamento, entre outras situações.

 Inicio do ano letivo

De acordo com a Secretária de Educação Maria de Lourdes Malacarne, "estamos trabalhando muito para que possamos atender essas crianças ainda no mês de abril além das capacitações oferecidas aos educadores temos, o preparo do cardápio e treinamento das agentes de merenda pela nutricionista, aquisição de brinquedos pedagógicos e alguns utensílios indispensáveis para o funcionamento".

O inicio do ano letivo no Centro de Educação Infantil, uma das obras mais emblemáticas da administração do prefeito Edson de David, está previsto acontecer no próximo dia 28 de abril.

Segundo a Secretária Maria de Lourdes, o novo Centro de Educação Infantil de Aral Moreira, que terá capacidade para atender cerca de 240 crianças com idades entre 0 a 5 anos em regime parcial, já conta com cerca de 210 crianças matriculadas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete