21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Semana dos povos indígenas é comemorada em grande estilo em Paranhos

2014-04-21 10:08:00

Jaime Mel

A Prefeitura Municipal de Paranhos através das secretarias de educação (departamento de cultura) e Esportes realizaram um grande evento em todas as aldeias do município em comemoração ao dia do índio.

Entre as atividades destacaram-se o desfile beleza indígena, onde vários jovens indígenas desfilaram mostrando a beleza do povo indígena, antes de cada desfile, a (o)s candidata (o)s passam por uma pintura corporal, que é um dos detalhes mais importantes, pois além de representar a beleza para a (os)s jovens, os desenhos geométricos feitos na pele fazem parte da cultura e da tradição indígena. Segundo os participantes, cada um dos desenhos feitos possui um significado. Os primeiros lugares de cada aldeia desfilaram em um dia a ser marcado pelo departamento de cultura da onde sairá a indígena e o indígena mais belo de Paranhos edição 2014 e as atividades desportivas marcaram bastante nas aldeias, pois pela primeira vez houve competições de arco e flecha, luta livre, além do tradicional futebol.

A idéia do concurso Beleza Indígena nasceu ano passado no primeiro ano da administração do Prefeito Júlio. A diretora do departamento de Cultura destacou sobre os eventos realizados nas aldeias do município:

“Esses eventos realizados nas Aldeias de nosso município, além de comemorar o dia do índio, têm como objetivo também, preservar e divulgar as tradições e as culturas dos povos indígenas de Paranhos, de parabéns todas as comunidades que atenderam nosso convite e compareceram participando dos desfiles e dos jogos e principalmente o Prefeito Júlio Cesar de Souza, que desde o ano passado em seu primeiro ano de administração oportunizou esses eventos aos nossos indígenas e neste ano não foi diferente, se colocou a disposição e apoiou de maneira irrestrita a realização do mesmos nas aldeias.” Destacou a professora Regina Penner.

Além do Prefeito Júlio Cesar, acompanharam as equipes do departamento de Cultura e da Secretaria de Esportes nos eventos, o vice prefeito Donizete (PMDB), o vereador Fidêncio (PRB), vereador Guto (PT), secretaria de educação Professora Rosiméri, Secretario de Esportes, professor Diego, Secretario de Governo Nilsom, coordenadores, professores e funcionários públicos.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete