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terça-feira, 23 de abril de 2024

Fronteira investe no comércio amplia e reforma lojas

2006-12-30 22:06:00

Em Ponta Porã cem novas lojas e restaurantes foram abertos; no Paraguai a
maior loja de importados da fronteira ganha mais espaço e variedade de
produtos, aplicação de recursos que confirma o crescimento da economia na
região entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero
Da Reportagem Local
No Brasil , nos últimos dez anos, foi registrado um crescimento de redes e
estabelecimentos comerciais o que resultou em uma investida mais ousada das
empresas. Oferecer ambientes agradáveis, variedade de produtos e serviços se
tornou uma estratégia para atrair o consumidor. Em Ponta Porã os
comerciantes também investem apostando na retomada da economia na região.
Reformas e ampliações já são projetos que saíram do papel e se tornaram
realidade para muitos comerciantes. Em menos de um ano cerca de cem novas
lojas, restaurantes e lanchonetes foram abertas na cidade, segundo dados da
Associação Comercial.  Quem ainda não conseguiu se adequar a nova realidade,
procura formas para investir, seja para reforma ou construção “estamos
fechando um convênio com o Banco do Brasil para financiamentos. Assim o
comerciante pode investir e pagar a conta em até doze anos”, explica a
presidente da Associação Comercial, Sílvia Eidt.
No Paraguai a situação não é diferente, cinqüenta novas lojas foram abertas,
no micro centro da cidade, desde o início do ano “além disso pelo menos
vinte lojas foram ampliadas ou reformadas este ano”, confirma o secretário
da Câmara de Comércio do Paraguai, Tomás Medina.
Para ele os investimentos são resultado do reflexo do crescimento comercial
“hoje o número de turistas triplicou e a cidade quer manter os visitantes
que voltaram a comprar importados”, comenta ele.
Shopping China
A maior área de vendas da região, Shopping China, é um exemplo dos
investimentos na fronteira, a construção da nova loja no ano passado
consolidou Pedro Juan Caballero como uma área sinônimo de vendas. E as
mudanças não páram: a inauguração do novo Maxi com quase sete mil metros
quadrados foi projetado dentro do conceito que segue tendência mundial de
consumo de alimentos. A conquista pela maior representatividade pelo varejo
na economia e o inevitável crescimento da rede resultou também em
incrementos e serviços. A área de vendas de 14 mil metros quadrados está
maior e ganhou mais 3 mil metros quadrados de salão de vendas. O novo espaço
engloba quatro sessões: informática, eletrônicos, bebidas e cama, mesa e
banho “um investimento para garantir conforto ao cliente. E esse é apenas o
começo da ampliação da rede”, ressalta um dos proprietários, Felipe Cogorno.
Além disso o depósito também foi ampliado passou de 1000 a 2150 metros
quadrados. Ao abrir mais esta loja o Shopping China apostou em um espaço
mais sofisticado, com variedade de produtos e consolidação de melhor
atendimento.

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