26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Ponta Porã deverá ter Centro Universitário, afirma Biffi

2007-07-11 02:28:37

Depois de incluir Ponta Porã na segunda fase de expansão da escola técnica federal, que será construída inicialmente no Assentamento Dorcelina Folador, o deputado federal Antonio Carlos Biffi (PT/MS) assumiu o compromisso de fazer gestões junto ao Ministério da Educação (MEC) para reativar a unidade vinculada a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) ou pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

A intenção do parlamentar foi formalizada em Assembléia Pública ocorrida na última sexta-feira na Câmara de Vereadores de Ponta Porã, onde o parlamentar fez uma apresentação dos investimentos previstos de R$ 5 milhões para a construção da futura unidade da Escola Técnica Federal no município.

Biffi esteve em visita ao distrito do Assentamento Itamarati. Na ocasião, os agricultores familiares reclamaram do descaso que vem sofrendo do poder público do município e do Estado. Apontaram o atraso na liberação das cestas básicas do Programa Fome Zero pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a falta de ambulâncias para transporte de doentes em caso de emergência e a ausência do policiamento ostensivo e preventivo.

As famílias reivindicaram a doação de área pelo INCRA para construção da Escola Família Agrícola e emenda para construção de mais duas escolas, sendo uma na faixa de fronteira e a outra no Assentamento Nova Conquista. Solicitaram também a renegociação das dívidas contraídas pelo Pronaf (Programa Nacional da Agricultura Familiar), pela dificuldade de quitação da parcela por algumas famílias em razão da forte estiagem e da deficiência na comercialização dos produtos.

Além disso, pediram ainda gestões contra o monopólio no transporte coletivo da Empresa Medianeira, situação que será objeto de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), proposta nesta semana pelo vereador Chico Gimenez (PSB). Os assentados defendem a exploração do serviços pela empresa de Tranporte Colina, proibida de atender a região por força de liminar e multa diária de R$ 600 mil.

Biffi assumiu o compromisso de ponderar junto ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a necessidade de liberação de pelo menos uma ambulância para atender os assentados, além da construção de uma unidade do PSF (Programa Saúde de Família).

As associações dos assentamentos pediram em ofício a aquisição de cinco resfriadores, ampliação de 249 casas construídas, em duas etapas de 30 unidades, uma patrulha mecanizada, reabertura de prazo para apresentação de relatório de perda de produção para requisição do Proagro junto ao Banco do Brasil.

Na audiência, a diretora da Escola Pólo Municipal Ignês Andreazza, Rosália Chimenez Grance, reivindicou ao deputado a construção de uma quadra coberta.
O mesmo pedido foi formulado pelos funcionários, professores e a direção da Escola Estadual Prof. José Edson dos Santos. Já a direção colegiada da Escola Estadual Joaquim Murtinho solicitou a reforma urgente do atual ginásio de esporte, em péssimo estado de conservação.

"A agenda realizada em Ponta Porã foi muito produtiva, pois fizemos uma radiografia de todos os problemas e demandas apresentados pela população do município. Já nesta semana, na medida do possível, estarei encaminhando as solicitações aos órgãos responsáveis", salientou Biffi.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete