23.5 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Incêndio destrói parque na divisa entre MS e Paraná

2007-07-02 10:26:37

Um incêndio de grandes proporções destrói desde a noite deste sábado (30 de junho) parte do Parque Nacional da Ilha Grande, em Guaíra, na divisa entre o Paraná e Mato Grosso do Sul. A Brigada de Incêndio do Ibama, Bombeiros Comunitários e a Guarda Municipal de Guaíra foram mobilizados para combater o fogo. Durante a noite, os bombeiros deixaram o local, para retornar na segunda-feira (2), quando se espera concluir o trabalho e avaliar a extensão do incêndio. Até o momento, acredita-se que as chamas se espalharam por uma área de dois mil hectares, conforme informações da Gazeta do Povo.

O Parque Nacional da Ilha Grande está localizado no rio Paraná, abrangendo uma área de 78,8 mil hectares entre Guaíra e Icaraíma/PR, na divisa com os municípios de Naviraí, Itaquiraí, Eldorado e Mundo Novo. O combate ao fogo foi dificuldade pelo acesso ao local atingido, feito apenas por embarcações.

O Corpo de Bombeiros Comunitário optou por construir um aceiro para tentar combater o foco principal de calor. Nesse processo, também teria sido utilizado fogo, que conforme a reportagem saiu do controle e agora ruma na direção do foco principal. Nesta madrugada, os dois pontos de calor deverão se encontrar. Se o incêndio atingir toda a área prevista, o fogo deverá tomar conta de uma área de seis mil hectares de vegetação rasteira.

O incêndio ocorre na ilha Grande, a maior do parque. A última ocorrência desse tipo no local foi em junho de 2006, quando 70% da área da ilha foi destruída. Devido a geada e a estiagem que dura um mês, boa parte da vegetação está seca e vulnerável ao fogo. Equipes de prevenção e combate ao fogo nos municípios com áreas dentro do parque estão de plantão, par ao caso de surgirem novos focos de incêndio.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete