22.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Caarapó promove capacitação de gestores culturais

2007-06-28 07:44:37

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico através do Departamento de Turismo e Cultura de Caarapó, em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, está realizando uma capacitação para gestores culturais. O evento está sendo realizado no Centro de Atendimento a Criança e ao Adolescente e faz parte do Programa de Formação de Gestores de Projetos Culturais – “Programa Interação”. Trinta voluntários de vários segmentos da sociedade participam do evento.
 

A capacitação teve início na última segunda-feira e termina hoje, com abordagem sobre músicas regionais, elaboração e geração de projetos e valorização da cultura. A carga horária do curso é de 24 horas e está sendo ministrada pelas palestrantes de Campo Grande, Cláudia Medeiros, chefe da Assessoria de Projetos da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, e Fabiana Ricartes de Oliveira, gestora de Produção Cultural, do mesmo órgão.
 

A iniciativa tem como objetivo promover cursos de qualificação profissional capazes de identificar, através da capacitação teórico/prática, as potencialidades regionais, promovendo a geração de rendas, reafirmando a cultura como atividade economicamente viável.
 

Segundo a vice-prefeita e coordenadora do Departamento de turismo e Cultura, Teresinha Aparecida Batista da Silva, o curso está sendo de grande importância, pois está possibilitando a oportunidade de capacitar agentes culturais para o desenvolvimento de projetos culturais que venham ao encontro do fortalecimento da cultura local e regional. Um outro fator muito importante é a característica do Programa Interação, que é fortalecer uma política pública de cultura que valorize a diversidade cultural de cada município.
 

Para a palestrante do curso, Claudia Medeiros, é fundamental descentralizar as ações governamentais voltadas para a cultura, pois é necessário que o mercado de produção cultural movimente para o desenvolvimento e para a geração de emprego. “A cultura é uma ótima oportunidade para as empresas como ferramenta de marketing. A cultura tem ocupado seu lugar na sociedade num momento em que vivemos de globalização”, concluiu.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete