29.9 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Fronteira:Cerca de 25 mil índios estão sem atendimento

2007-06-28 07:01:37

Vilson Nascimento

Cerca de 25 mil índios guarani-kaiowá e guarani-ñhandeva de nove municípios da região de fronteira entre Brasil e Paraguai, no sul do Estado em Mato Grosso do Sul estão sem atendimento por parte da Funai (Fundação Nacional do Índio) a pelo menos 60 dias.

O atendimento às aldeias da região por parte do órgão federal parou de ser prestada desde que a Administração Regional da Funai em Amambai foi fechada pela direção do órgão em Brasília para a criação da AR de Dourados.

Em uma reunião de lideres indígenas representando 22 aldeias atendidas pela extinta Administração Regional com o presidente da Funai Márcio Meira, realizada em Brasília há 15 dias atrás, Meira assinou uma ata se comprometendo a devolver a sede da Administração Regional para Amambai, município, que segundo os indígenas está em local estratégico para atender a todas as aldeias da região, compromisso, que segundo os indígenas não foi cumprido até agora, já que a Regional não voltou a ser unidade gestora.

Dourados é Responsável- Até que a Administração Regional seja devolvida a Amambai oficialmente e volte a ser unidade gestora, com recursos próprios, ação que deverá levar algum tempo, tendo em vista que terá que ser recriada através de uma nova Lei, a recém criada Administração Regional da Funai de Dourados seria a responsável pelo atendimento e assistência das aldeias indígenas da região, fator que não vem ocorrendo, segundo as lideranças kaiowá e ñhandeva.

Segundo as lideranças indígenas da região que voltaram a se reunir na sede da antiga Administração Regional em Amambai, hoje os indígenas da região estão sem nenhum atendimento por parte da Funai.

Documentos deixam de ser emitidos, as aldeias não recebem investimentos para a plantação das lavouras, crianças e idosos estão sem transporte e sem alimentação entre outros atendimentos que não são prestados, de acordo com as lideranças.

Na manhã dessa quarta-feira uma comissão de lideranças regionais procurou a Câmara Municipal de Amambai para pedir apoio da classe política para ajudar a intermediar junto aos órgãos competentes. Os líderes indígenas foram recepcionados pelo vereador Josmair Cardoso (PR).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete