21.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Amambai:Encontro discutiu problemas da fronteira sexta

2007-06-23 09:09:37

Vilson Nascimento

Representantes de nove municípios da região de fronteira com o Paraguai, no sul do Estado em Mato Grosso do Sul, entre eles vereadores e prefeitos discutiram, nessa sexta-feira, em Amambai, temas relacionados a problemas comuns enfrentados pelos municípios fronteiriços na região.

Durante o evento, que foi promovido pela Câmara Municipal de Amambai em parceria com a Prefeitura local, representantes políticos de Antônio João, Ponta Porã, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas, Iguatemi, Tacuru e Amambai discutiram, entre outros temas, segurança pública, questões relacionadas aos povos indígenas, comércio na faixa de fronteira, economia da região, saúde e educação.

O encontro, denominado “1º Encontro Micro-Regional de Municípios da Faixa de Fronteira”, idealizado pelo presidente da Câmara de Amambai, vereador Osvaldo Machado Franco, o “Coconho” (PR) e que tinha por objetivo a participação, principalmente de vereadores da região, também contou com a presença de representantes do Estado, entre eles do deputado estadual Amarildo Cruz (PT), do deputado estadual Junior Mochi (PMDB) e do diretor-presidente da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de MS) Dirceu Lanzarini, que é ex-prefeito em Amambai.

Também acompanharam o evento, que teve a participação do prefeito de Amambai Sérgio Barbosa (PDT) e dos nove vereadores que compõe a atual legislatura no município, o deputado federal Geraldo Resende (PPS), o prefeito de Sete Quedas Sérgio Mendes (PDT), o presidente da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Amambai) Rodrigo Selhorst e o presidente do Sindicato Rural de Amambai Christiano Bortolotto. Todas as câmaras municipais dos municípios convidados participaram do encontro com um grande número representantes.

Temas Discutidos- Durante o encontro, que foi considerado um sucesso pelo anfitrião, vereador Coconho, os vereadores e representantes políticos discutiram temas de grande relevância para a região, trocaram experiências sobre como agir em relação a problemas comuns entre os municípios e ao final elaboraram um documento para ser encaminhado ao Governo do Estado, a Assembléia Legislativa, Câmara dos Deputados, Senado e aos ministérios do Governo Federal com sugestões para melhorar a qualidade de vida da população de fronteira entre Brasil e Paraguai.
Segurança Pública

Na área de segurança pública as autoridades regionais levantaram as necessidades de aumento de efetivos, viaturas e equipamentos para as policiais estaduais, Militar, Civil e Rodoviária Estadual, defenderam a criação de um departamento ou delegacia da Polícia Federal em Amambai para acompanhar a questão indígena e intensificar o combate a ilícitos como tráfico de drogas na região e defenderam também, a implantação de uma Delegacia Regional da Polícia Civil em Amambai para atender aos municípios da região, hoje atendidos pela Regional de Ponta Porã.

Parlamentares de Amambai e Coronel Sapucaia também defenderam a implantação urgente, por parte do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, da já criada Comarca de Coronel Sapucaia que ainda não foi instalada por falta de estrutura física e principalmente segurança para juizes e promotores.
Questão Indígena

Em relação à questão indígena, problema comum para a maior parte dos municípios participantes do encontro, os líderes políticos defenderam uma união de força entre os poderes para pressionar o Ministério da Justiça e a Funai (Fundação Nacional do Índio) a prestar melhor atendimento aos povos indígenas da região e defenderam também, a criação de uma “força tarefa” envolvendo os mecanismos de segurança pública e a Funai para diminuir a violência nas aldeias da região.

Saúde e Educação- Na área de saúde e educação a proposta foi de maior investimento no ensino fundamental e médio e também a implantação de escolas técnicas entre outros temas. Já na saúde as reivindicações são por maiores investimentos governamentais, entre eles, a implantação de um centro de atendimento regional onde haja recursos médicos adequados, com profissionais e equipamentos para atendimentos especializados, hoje só realizados em Dourados ou Campo Grande, o que, além de gerar grandes ônus para as prefeituras, dificulta o acesso da população da região ao atendimento especializado.

Comércio– O comércio na faixa de fronteira também foi um dos temas bastante debatidos durante o encontro. Comerciantes dos nove municípios que participaram do encontro enfrentam um problema comum, a concorrência com o comércio paraguaio que, com a queda do dólar frente ao real, vem provocando uma evasão de consumidores dos municípios fronteiriços ao país vizinho para fazer compras.

Na proposta elaborada pelos líderes políticos, a sugestão é de se criar um sistema tributário diferenciado para a região para garantir, ao empresário brasileiro, competir de igual para igual como comércio do exterior.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete