32.8 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Ponta Porã:Marcelino propõe Parlim para a fronteira

2007-06-23 00:26:37

A criação de um Parlim (Parlamento Internacional Municipal), formado representantes de câmaras de vereadores de todas as cidades fronteiriças, foi proposta nesta sexta-feira (22) pelo presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Marcelino Nunes de Oliveira (PT), durante o 1º Encontro da Frente Parlamentar Internacional, que está sendo realizado na cidade de Foz do Iguaçu (PR).

Marcelino Nunes foi o palestrante de hoje do encontro e das 9h30min às 10h30min falou da experiência do Parlim nos municípios fronteiriços de Ponta Porã (Brasil) e Pedro Juan Caballero (Paraguai) e Coronel Sapucaia (Brasil) e Capitán Bado (Paraguai). A palestra ocorreu logo após os pronunciamentos das autoridades que participam do evento.

A fronteira Ponta Porã-Pedro Juan está sendo representada por Marcelino Nunes e também pelos vereadores Osmar de Mattos (Ponta Porã), Alessandro Aranha e Marcial Lescano (Pedro Juan Caballero). Uma comitiva de parlamentares de Coronel Sapucaia e Capitán Bado também acompanham os debates em Foz do Iguaçu. O encontro começou no último dia 19 e termina neste sábado (23).

A convite da mesa diretora da Frente Parlamentar Internacional e dos legisladores dos municípios fronteiriços da América do Sul, Marcelino Nunes falou sobre sua iniciativa de criar o Parlim Ponta Porã/Pedro Juan e sobre a contribuição que deu para fundação do Parlim Coronel Sapucaia/Capitán Bado. “Era uma necessidade visando buscar soluções para problemas comuns de fronteira”, argumentou.

Logo após a sugestão de criação de um Parlim nacional, a proposta de Marcelino Nunes foi acatada e inserida na pauta do encontro, que será discutida e votada amanhã pela comissão de elaboração da carta de intenções do evento. “Para nós foi uma vitória importantíssima, porque uma idéia que nasceu em Ponta Porã pode servir de exemplo para o país”, comemorou Marcelino Nunes.

Nesta sexta-feira os participantes do encontro ouviram a experiência do Parlamento Trinacional Municipal, do presidente da Câmara de Foz do Iguaçu, Carlos Juliano Burdel e após o almoço fizeram uma visita especial à Usina de Itaipu. O evento termina às 12h deste sábado com aprovação da carta de intenções e entrega dos certificados aos parlamentares presentes.


Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete