14.9 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

CREAS realiza a Semana Contra o Trabalho Infantil em Sete Quedas

2012-11-29 08:22:00

Entre os dias 09 e 14 de Novembro, o Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS – de Sete Quedas, realizou a semana contra o Trabalho Infantil no município.  A campanha contou com o apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Ação Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, CRAS, PETI e CEPASP. 

As equipe percorreram mais de 100 quilômetros de estrada rurais para trabalharem o tema da campanha e desenvolverem atividades junto aos alunos de escolas da Vila Santa Luzia, Vila Miguel, Vila Carioca e  Aldeia Sombrerito. Além disso, realizaram-se atividades com os participantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), e houve panfletagem junto à população nas ruas no município, com o objetivo de conscientizar os mesmos acerca do tema. Ao todo foram distribuídos 70 camisetas,  250 bonés, 250 kits, 500 adesivos, 3.000 panfletos explicativos, além de 6 banners da campanha, que foram colocados na área urbana e rural.

Segundo a Secretária de Ação Social do município,  Eladir Ferreira da Costa Silva, e o Coordenador do CREAS, o Psicólogo Eduardo Sguarezi Gabriel,para que se consiga a erradicação do trabalho infantil, é preciso uma atuação abrangente e integrada. “Ao mesmo tempo em que se busca sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre os danos morais, físicos e intelectuais do trabalho infantil, é preciso identificar estas crianças e realizar um trabalho direto com as famílias, de conscientização, de capacitação e complementação de renda.”, relataram. 

No Brasil, a exploração do trabalho infantil está presente em diversos ambientes, tanto privados como públicos. Em toda a América Latina, uma em cada dez crianças e adolescentes está em situação de trabalho infantil, em suas mais diversas formas. O trabalho infantil ainda é um grande problema social. Milhares de crianças ainda deixam de ir à escola e ter seus direitos preservados, e trabalham desde a mais tenra idade na lavoura, campo, fábrica ou casas de família, muitos deles sem receber remuneração alguma. Hoje em dia, em torno de 4,8 milhões de crianças de adolescentes entre 5 e 17 anos estão trabalhando no Brasil, sendo que desse total, 1,2 milhão estão na faixa entre 5 e 13 anos.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete