31.5 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Sapucaia vacinou 1521 crianças contra paralisia infantil

2007-06-19 17:20:37

Dino Viana


    Neste sábado (16), as crianças menores de 5 anos tiveram um compromisso importante, logo cedo, o centro de saúde Moisés Vitório Bortolazo do jardim Tremembé e Posto de Saúde Benedito Lázaro Fernandes – Vila Nova, acolhiam as mães trazendo seus filhos para receberem a dose da vacina contra poliomielite e outras.


   Segundo informações da coordenadora municipal de imunização Cláudia F. Maciel, a meta é vacinar 1800 (mil e oitocentas) crianças contra poliomielite, também conhecida como paralisia infantil ou simplesmente pólio que é uma doença causada pelo poliovírus que geralmente ataca as crianças.  O vírus da pólio se desenvolve na garganta ou no intestino e é disseminado pela corrente sangüínea. O secretário municipal de saúde Dr. Eleonor de Jesus Ximenes destacou que "o vírus, ao chegar ao sistema nervoso central, ataca os neurônios e provoca a paralisia dos membros inferiores e superiores. Nas ocorrências mais graves, as pessoas infectadas podem até morrer, por isso a importância da vacinação". Disse o Secretário.


  Além da pólio, as crianças recebem também a vacina tetra valente, tríplice viral, contra febre amarela, antitetânica e outras vacinas exigidas pelo Ministério da Saúde. No período da campanha, que vai ate o final de julho, 50 (cinqüenta) profissionais de saúde estarão envolvidos no processo de vacinação.Esta primeira etapa da campanha nacional de vacinação também se estende até a comunidade indígena do município. O trabalho é realizado pelo município em parceria com o Ministério da Saúde.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Enquete